TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme A Vila x Mito da Caverna

Por:   •  10/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  1.175 Visualizações

Página 1 de 3

        O filme retrata um grupo de pessoas que moravam isolados em um vilarejo e são mantidos ali através de mitos criados pelos anciãos da vila. Os mesmos criaram essas histórias para manter seus familiares próximos a eles, pois quando moravam na cidade, passaram por experiências negativas envolvendo tragédias com seus entes queridos. Eles utilizavam o medo como forma de controle assustando-os com roupas e máscaras as quais eles chamavam de “aqueles que não mencionamos” e com isso o medo os impossibilitavam de atravessarem a floresta em direção a cidade.

Alguns personagens do filme com relação a alegoria “Mito da Caverna” de Platão

Lucius Hunt (Joaquim Phoenix) era um personagem muito corajoso e destemido, ele queria descobrir se tinha algo fora da vila, ter outra perspectiva de vida, algo novo, diferente. No entanto, suas tentativas eram fracassadas, pois sempre acontecia algo de ruim no vilarejo como as criaturas que apareciam e deixavam animais mortos espalhados pelo chão. Lucius escreve uma carta aos anciãos que irá atravessar a floresta e após isso, é atacado por Noah ficando gravemente ferido. O ancião do vilarejo pai de Ivy, a qual é cega e apaixonada por Lucius, escolhe enviá-la até a cidade em busca de medicamento para curá-lo.

Ivy Walker (Bryce Dallas Howard) era uma personagem cega, muito amável e com uma grande sensibilidade, podendo sentir o que acontecia a sua volta, assim como a energia das pessoas. Isso fica claro no filme quando Lucius é atacado, pois ao chegar próximo a ele ela diz que a luz dele está se apagando, dando a entender que ele está morrendo. O pai de Ivy vendo seu desespero resolve contar toda a verdade sobre as criaturas de modo que ela se sinta mais segura de atravessar a floresta em busca de medicamentos para seu amado, mas mesmo sabendo da verdade ela ainda sentia medo, pois cresceu acreditando nos mitos criados pelos anciãos. Ivy enfrenta seus medos chegando à cidade onde consegue o medicamento retornando a vila. Ela foi a escolhida para ir até a cidade, pois pelo fato de ser cega não iria ver o que tinha de novo naquele lugar e não iria ter nada a contar, mantendo seguro o segredo da vila.

Edward Walker (William Hurt) era pai de Ivy e um dos fundadores da vila. Ele, após ter morado na cidade e passado por experiências trágicas, resolve fundar um lugar onde não haveria tristeza, sem violência e desgraças. Para isso, Edward e os anciãos criam crenças e dogmas para manter as pessoas isoladas. O medo era uma forma de controlar as pessoas para que não saíssem do vilarejo, sendo assim, ninguém queria saber de ultrapassar a floresta para ir à cidade. Ele e os anciãos optaram por viver em um mundo de fantasias criado por eles, ao invés de viver no mundo real. Porém, dessa forma não davam a opção das pessoas que ali nasciam de escolher o que queriam fazer de suas vidas, mantendo-as sempre ao seu redor.

        Assim, estão relacionados com o Mito da Caverna de Platão, onde os prisioneiros são essas pessoas que estão no vilarejo, que são alimentadas pelo medo, a corrente dessas pessoas é o medo que não os deixam sair desse lugar. Esses habitantes da vila, enganados pelos mais velhos são como os homens acorrentados como descritos por Platão, e assim como Platão acredita que os sentidos nos afastam do pensamento racional, no filme, os anciãos reforçam a ignorância dos mais jovens quando despertam os seus sentidos através do medo, como por exemplo a aversão à cor vermelha e o aparecimento dos animais abatidos, ironicamente a única personagem que consegue descobrir o segredo da fictícia vila é uma deficiente visual, mostrando-nos que os sentidos não são necessários para a conquista da racionalidade, como pregava Platão e esse nos diz para buscarmos sempre a verdade, para vivermos na luz da sabedoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com