TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Filme A Tribo da Caverna do Urso

Por:   •  14/1/2021  •  Resenha  •  2.208 Palavras (9 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 9

1) Relatório do filme através da identificação e relação dos fatos por meio das características do direito primitivo exposta durante a aula do professor.

• Filme: A Tribo da Caverna do Urso.

O filme americano “A Tribo da Caverna do Urso” ou “O Clã da Caverna do Urso” foi lançado em 1986, do gênero aventura, dirigido por Michael Chapman e estrelado por Daryl Hannah e Pamela Reed.

O filme baseia-se durante a longa era do gelo no qual os Homo Neandertal viviam em cavernas espalhadas pela Europa e Oriente Médio. Aproximadamente há 35.000 anos atrás surgiu um novo povo, denominado por Cro-Magnon. Por um breve momento no tempo esses dois grupos (Neandertal e Cro-Magnon) compartilham o estágio da Pré-História. Não se sabe o que aconteceu com os Neandertais, por enquanto ainda é um mistério, mas foram os Cro-Magnon que sobreviveram e iniciaram a longa subida até o mundo que hoje conhecemos.

O contexto do filme gira em torno de uma garota chamada Ayla. Inicialmente a sua jornada era juntamente com a sua mãe, no entanto, um terremoto na floresta a matou, a qual foi engolida por uma grande abertura na terra. Então, Ayla ficou perdido por um certo período.

Paralelamente ao ocorrido, um clã estava na busca de um nova caverna. Quando a terra tremeu eles perderam seu lar e muitos morreram. Essa clã é o da Caverna do Urso.

O líder deles, Brun, tinha com ele Broud, o filho de sua companheira, que lideraria futuramente quando ele partisse. Tínhamos Creb, o grande Mog-ur “o homem sagrado aleijado”. E Iza, sua irmã, a curandeira.

Sem uma caverna o clã era fraco, segundo eles, o espírito do vento trariam a neve novamente.

Em outra parte, Ayla anda perdida e é surpreendida por um Leão das Cavernas, mas, consegue escapar. Pelo ocorrido, sua coxa acaba ficando ferida com uma arranhão das garras do leão. Assim, Ayla continua vagando pela floresta e acaba desmaiando no caminho. Iza a vê e vai imediatamente ajudá-la. O líder Brun ordena para deixá-la, pois não faz parte do seu povo.

Esse clã tinha uma tradição para não se envolver com aqueles que não fossem do seu povo. Ayla fazia parte dos Outros, os costumes de ambos eram totalmente diferentes. Segundo o clã da Caverna do Urso, os espíritos poderiam ficar irritados caso se envolvessem com os Outros.

Um aspecto fundamental no decorrer do filme é que os direitos se envolviam através da religiosidade, principalmente das tradições que eram repassadas de geração em geração.

Felizmente, Iza leva a menina para não deixá-la morrer no local. A criança que Iza levou, basicamente é o mais próximo do ser humano evoluído. Ayla foi um dos primeiros que o clã da Caverna do Urso tinham visto.

Com a chegada de Ayla, o clã tinha um costume, ao pôr-do-sol eles chamavam os espíritos para ajudá-los, pois estavam com medo. Certos membros do clã tinham receio sobre a presença de Ayla.

Dias se passam e o clã não encontraram uma caverna, diziam eles que algum espírito negro havia posto a crianças, Ayla, em seu caminho, pois ela era dos Outros e devia ter sido deixada para morrer.

Uma regra que não deveria ser quebrada no clã e que consequentemente poderia levar a morte, se dava pelo fato que as mulheres não poderiam tocar em armas.

No decorrer da história, o clã avistam uma nova caverna e iniciam a exploração. Nessa caverna, Creb traz consigo um crânio do Grande Urso da Caverna. Esse crânio é como algo valioso a eles e todos queriam tocá-lo.

Por muitas estações, o clã viveu nessa caverna e deixavam Ayla ficar entre eles. Iza e Creb protegiam e criavam com a própria filha de Iza, Uka.

Ayla tentava ser uma criança do clã, mas sabia que para Broud e muitos outros, ela ainda era ainda uma ameaça para os costumes imutáveis do clã, mesmo que os espírito pareciam não ter lugar para ela.

Uma outra regra e costume do clã é que as mulheres deveriam servir o alimento primeiro para o líder. Por não saber desse costume, Ayla acabou apanhando de Broud.

Em outra parte, Creb começa ensinar Ayla a contar e percebe que ela tem uma grande facilidade na compreensão, devido ela ser uma ser humano evoluído, assim, ela começa a ensinar Creb, pois a contagem dele era limitada. Com isso, ele fica espantado com tamanha sabedoria e pede para não mostrar para o clã, porque eles não entenderiam.

Uma outra tradição do clã é que cada um era movido por um espírito. Iza pede para Creb encontrar uma espírito para Ayla. Iza tinha medo porque sabia que Broud logo se tornaria uma caçador do clã e Ayla não estaria segura. Ela não tinha um totem animal para protegê-la como todas as outras pessoas do clã tinham.

Para conseguir esse totem, apenas Creb, o Mog-ur, sabia a mágica para achar um para ela. Enquanto ele subia a montanha não tinha certeza que os espíritos lhe dariam um protetor para alguém dos Outros.

Dentro da caverna, Mog-ur realiza a tradição tornando Broud um caçador do clã. Nesse momento, chama a Ayla para apresentar o seu totem. Segundo Mog-ur, os espíritos falam com ele e foi dada um protetor, o espírito dela é o Leão das Cavernas. Broud fica inconformado porque o Leão das Cavernas é um signo de caçador.

Num outro momento, ao passar dos anos, Ayla já se torna adulta. Nesse contexo, Iza sabia que um dia ela e Creb morreriam e Ayla ficaria sozinha, assim, ele ensinou a Ayla a mágica da cura para lhe dar um lugar no clã quando aquele dia chegasse.

Durante o filme, uma mulher ficou grávida do clã, mas no nascimento do bebê ele já estava morto. Uka perguntou para Iza o motivo de ter morrido antes mesmo de nascer, vemos que a maioria das explicações eram por fatos religiosos, segundo Iza, os espíritos chamaram por ele.

Ayla queria saber se algum dia os espíritos lhe dariam um bebê, Iza disse que não porque o signo do leão era forte demais.

Em um outro momento, na floresta Ayla observava os homens treinando para caçar. Ela sabia que caso eles a vissem provavelmente morreria. Depois que os homens sairiam do local, Ayla encontrou um instrumento que é usado para caçar (uma espécie de funda). Sob esse contexto, ela sabia que a punição por uma mulher tocar em uma arma era a morte. Com isso, sempre usava-o escondido.

Uma outra tradição do clã que deve ser obedecida é que quando as mulheres forem estregar o alimento para o líder, deve-se ajoelhar primeiramente. Como Ayla não sabia disso, novamente Broud acaba batendo nela.

Pelo ocorrido, o pai de Broud diz que ele envergonha o clã por bater em seu povo. Um verdadeiro líder deve proteger ou nunca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com