TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia 1

Monografias: Filosofia 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  948 Visualizações

Página 1 de 5

1. Como narrado no diálogo “Críton, ou do dever”, Sócrates, após ser condenado, aguarda, na prisão, a execução de sua sentença, que consiste em tomar cicuta, pena de morte adotada entre os atenienses. Críton, discípulo do filósofo, propõe-lhe a fuga e o exílio, sob a alegação de que a condenação teria sido injusta. Sócrates recusa a oferta e, entre outras razões, apresenta a seguinte:

“... viver não é o que mais deve importar, mas viver bem.”

PLATÃO. Críton, ou do dever. 48b. In: Diálogos. 4. ed. Tradução de José Trindade. Santos/Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda,1993.

 APRESENTE dois argumentos que justifiquem por que, na opinião de Sócrates, no caso, viver bem implica aceitar a morte.

2. Leia este trecho:

“Embora todos os frutos que a terra produz naturalmente e todos os animais que alimenta pertençam à humanidade em comum [...] cada homem tem a propriedade de sua própria pessoa; a esta ninguém tem qualquer direito senão ele mesmo. O trabalho de seu corpo e a obra de suas mãos, pode dizer-se, são propriamente dele. A qualquer coisa que ele retire do estado no qual a natureza a deixou, ele misturou o próprio trabalho, acrescentando algo que pertence a ele, e, por isso mesmo, tornou-a sua propriedade. Retirando-a do estado comum em que a natureza a colocou, anexou-lhe por esse trabalho algo que a exclui do direito comum de outros homens.”

LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo V, 25-26.

- EXPLIQUE como o jusnaturalismo, corrente de que Locke é um representante, justifica a norma

moral:

“Não se deve roubar”.

3. Leia estes trechos:

“Podemos, por conseguinte, dividir todas as percepções do espírito em duas classes ou espécies, que se distinguem por seus diferentes graus de força e de vivacidade. As menos fortes e menos vivas são geralmente denominadas pensamentos ou idéias. A outra espécie não possui um nome em nosso idioma e na maioria dos outros, porque, suponho, somente com fins filosóficos era necessário compreendê-las sob um termo ou nomenclatura geral. Deixe-nos, portanto, usar um pouco de liberdade de denominá-las impressões, empregando essa palavra num sentido de algum modo diferente do usual. Pelo termo impressão, entendo, pois, todas as nossas percepções mais vivas, quando ouvimos, vemos, sentimos, amamos, odiamos, desejamos ou queremos.”

“... todas as nossas idéias ou percepções mais fracas são cópias de nossas impressões ou percepções mais vivas.”

HUME, David. Investigação acerca do entendimento humano. 5. ed. Tradução de Anoar Alex. São Paulo: Abril Cultural, 1992. p.69-70. (Os Pensadores)

Com base na leitura desses trechos, EXPLIQUE, segundo Hume, a origem da idéia de Deus.

4. Leia estes trechos:

TRECHO 1

PEIXES: (de 20/2 a 20/3) Regente: Netuno

“Dia positivo para as atividades mentais, estudos, meditação ou qualquer tipo de leitura.

Sua capacidade de raciocinar e assimilar conhecimentos está num ótimo momento.

Cuidado, entretanto, com reações emocionais irrefletidas e impulsivas, que podem

desconcentrá-lo.”

O GLOBO, Rio de Janeiro, 16 maio 2006. Segundo Caderno.

TRECHO 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com