TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia 1.0

Casos: Filosofia 1.0. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

1º) Quais os principais períodos da filosofia grega?

Os períodos da filosofia grega se dividem em 4 que são: Período pré-socrático, Período socrático, Período sistemático e Período helenístico

.2º) Quais os principais traços da cosmologia pré-socrática? Escolha um deles e explique-o.

A característica do período cosmológico pode observar que os filósofos deste período fundamentalmente buscamuma explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação da Natureza, da qual os seres humanos fazem parte, sendo humanos e natureza, pela sua identidade, explicados pela filosofia. Acosmologia não admite a criação do mundo a partir do nada; ela afirma a geração de todas as coisas por um principio natural de onde tudo vem e para onde tudo retorna.

Escolho Anaximandro. Eledesigna a substância única com o nome de principio e reconhecia este principio não na água ou no ar ou em qualquer outro elemento particular, mas no infinito, isto é, na quantidade infinita da matéria, deque todas as coisas tiram a sua origem e em que todas as coisas se dissolvem quando termina o ciclo que lhe foi estabelecido por uma lei necessária.

3º) O que é kínesis ou devir ? Por que essa ideia écentral no pensamento pré-socrático?

Kínesis, em grego, significa "movimento". Por movimento, os gregos não entendem apenas a mudança de lugar ou a locomoção, mas toda e qualquer alteração oumudança qualitativa e/ou quantitativa de um ser, bem como seu nascimento e seu perecimento. Esse movimento das coisas e do mundo chama-se devir e segue leis rigorosas (leis determinadas pela physis) que opensamento conhece. Essa ideia é central para o pensamento pré-socrático porque nesse período a filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na natureza.4º) O que ensinavam os sofistas?

Ensinavam técnicas de persuasão para os jovens de modo que, numa assembleia, soubessem ter fortes argumentos.

4º) O que ensinavam os sofistas?

Ensinavam técnicas de persuasão para os jovens de modo que, numa assembleia, soubessem ter fortes argumentos.

5º) O que propunha Sócrates contra os sofistas?

Antes de querer persuadir os outros, cada um deveria, primeiro e antes de tudo, conhecer-se a si mesmo.

6º) Explique o que Sócrates pretendia ao buscar a essência e o conceito das coisas.?

Pretendia buscar a verdade de uma coisa, de uma ideia, de um valor. Ao fazer suas perguntas referindo-se a ideias, valores, práticas e comportamentos que julgavam certos e verdadeiros, fazia com que os atenienses descobrissem, surpresos, que não sabiam responder e que nunca tinham pensado em suas crenças, seus valores e suas ideias. Dessa maneira, suscitando dúvidas, fazia-os pensar não só sobre si mesmos mas

também sobre a pólis.

7º) Por que Atenas condenou Sócrates á morte?

Porque, ao fazer a juventude pensar, ele se tornara um perigo para quem detinha o poder.

8º) Por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com