TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Pesquisas Acadêmicas: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 2

fPASSO 02 Comparar suas características e diferenças, anotando, em forma de tópicos, os principais pontos observados pelo grupo, dos dois documentos lidos.

PASSO 03 ; Identificar o tipo de solidariedade social presente na obra de Émile Durkheim. Esclarecer as semelhanças existentes nos princípios de direitos individuais das duas declarações de sociedades diferentes.

Passo 4

Redigir um texto dissertativo de uma ou duas páginas, argumentando de modo a evidenciar as semelhanças entre os documentos e determinado tipo de solidariedade social. Este texto será a primeira parte a compor seu relatório final. Escrevê-lo e reservá-lo para a construção final.

1.2 Comparar as características e diferenças das declarações, anotando os principais pontos observados pelo grupo,nos dois documentos lidos.

A característica da declaração dos direitos humanos tem o conceito que as pessoas nascem livres e iguais perante a lei.

A diferença é que a declaração universal dos direitos humanos preocupa-se mais em cuidar do bem estar individual das pessoas, por exemplo: a liberdade de opinião e expressão.Também considera essencial que estes direitos sejam protegidos pelo Estado de Direito.

A características de direitos do Bom Povo de Virgínia expressa o reconhecimento de “direitos inatos” pertencentes a eles, com base e fundamento no governo.A diferença é que visa o bem estar social.

1.3 Identificar o tipo de solidariedade social presente na obra de Emile Durkheim.esclarecer as semelhanças existentes nos princípios de direitos individuais das duas declarações analisadas anteriormente.

A solidariedade social entre os indivíduos foi identificada subdividida e classificada por Durkheim como sendo de dois tipos:

1) solidariedade mecânica - onde o estabelecimento dos laços solidários se dá entre indivíduos semelhantes que comungam os mesmos valores, mesmas crenças e os mesmos costumes. Neste caso a coerência social não provém da diferenciação entre os membros da sociedade, estes se unem mecanicamente sem precisar de um consenso em torno dos vários aspectos da vida coletiva;

2) solidariedade orgânica – tem como base a diferenciação entre os indivíduos que possuem culturas e práticas distintas. Sendo estes indivíduos dessemelhantes e consequentemente exercem diferentes funções e para que haja uma coesão social faz-se necessário o consenso.

Na visão de Durkheim cada tipo de sociedade é correspondente a um determinado de tipo de vida social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com