TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Monografias: Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2013  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  2.552 Visualizações

Página 1 de 4

Filosofia

1 – Que paralelos podemos estabelecer entre o personagem Neo, do filme matrix, e o filósofo Sócrates?

Podemos estabelecer paralelos entre Neo e Sócrates pelo fato que estes dois trabalhavam com matrizes, travavam batalhas em conhecer e descobrir a matrix, descobrir o que está por trás de nossos sentidos, algo que está além de nossa visão, verdades estas pré-estabelecidas pelos nossos sentidos, mas não só por esse fato estes se assemelham e sim por ambos serem instigados por “espíritos”, Sócrates era instigado por um espírito interior assim como Neo era instigado por Morpheus(figura de um espírito sendo filho do sono e da noite). Ambos consultaram o oráculo e receberam como resposta “Nosce te ipsum” ou “Conhece a ti mesmo”. Mas um dos pontos fumeantes era o fato de podermos associar o personagem Neo a alegoria da caverna ou Mito da caverna, onde segundo o mito Sócrates nos fala da escuridão onde esta é uma prisão e a luz onde esta é a liberdade tendo como referencia a ignorância(escuridão) e a verdade(luz), o personagem Neo conquista a liberdade, a verdade, a luz e sai do mundo da escuridão, da ignorância e da prisão, no filme a sua liberdade categoriza-se pelo fato de este tomar a pílula vermelha que lhe trará a verdade, a luz e sua liberdade.

2 – Por que Sócrates é considerado o “patrono da filosofia”?

Sócrates jamais se contou com os conceitos ou opiniões estabelecidas, com os preconceitos de sua sociedade, com as crenças inquestionadas de seus conterrâneos. Sócrates costumava dizer que um certo espírito interior o instigava a duvidar,desconfiar das aparências e a pesquisar a verdade sobre elas, a verdadeira verdade, algo além de nossos sentidos. Além disso andando pelas ruas de Atenas ele fazia perguntas aos jovens atenienses: “O que é isso em que você acredita?”, “O que é isso em que você está dizendo?”, “O que é isso em que você está fazendo?”. A pergunta “O que é?” era o questionamento sobre a realidade essencial e profunda de uma coisa para além das aparências e contra as mesmas. Com essa pergunta, Sócrates levava os atenienses a descobrir as diferenças entre o parecer e ser, entre mera crença ou opinião e verdade. Por estas razões Sócrates é considerado o patrono da filosofia.

3 – O que Platão quis representar no Mito da caverna?

Platão quis representar com o Mito a forma entre a verdade e a ignorância conhecida pela humanidade, no que diz respeito a ignorância do conhecimento filosófico e somente através do conhecimento, do estudo filosófico poderíamos superar nossa própria ignorância, nosso próprio “desconhecimento do mundo”, isto é, nossa passagem gradativa do senso comum enquanto nossa visão do mundo e a explicação do conhecimento filosófico que é racional, sistemático e organizado, que não busca resposta no acaso mas na casualidade.

Através deste mito o ser humano que chegou a superfície passa a descobrir o mundo físico, o mundo real e não o conhecimento duvidoso nas sombras projetadas na caverna. Platão exemplifica melhor o mundo verdadeiro conhecido como o mundo das ideias.

2

4 – Explique o que são nossas crenças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com