TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Trabalho Universitário: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  6.222 Visualizações

Página 1 de 5

1- Quais condições possibilitaram o surgimento da Filosofia?

No período em que se estudavam os mitos, suas origens, desenvolvimento e significado existiam várias formas de tornar compreensíveis o surgimento de todas as coisas.

Houve um momento em que tais explicações deixaram de ser suficientes para levar as pessoas, seja por meio da razão ou de provas incontestáveis, a acreditarem em tais explicações.Surgiu então a filosofia, uma forma de conhecimento capaz de explicar as diversas mudanças e maravilhas que ocorriam na natureza, pois a mitologia – ciência que estudava os mitos – já não conseguia mais dar conta de explicar fatos que nem mesmo ela, com toda sua sabedoria, conseguia compreender.Apesar das contradições da mitologia, a filosofia nasceu fortalecida por fatos históricos que aconteceram e contribuíram para esclarecer as diversas modificações ocorridas, como por exemplo: As viagens marítimas,surgimento da moeda,invenção do calendário,surgimento da vida urbana,invenção da política,etc.

2- Quais as diferenças temáticas entre os pré-socráticos e os filósofos do período clássico?

Os pré-socraticos confiavam em uma interpretação racional e materialista do universo (cosmo), negavam a cosmogonia (mitos) e constroem a cosmologia (razão), buscavam o arché (origem) das coisas,principio da identidade e a contradição.O que é o ser?. Os filósofos do período clássico buscavam o significado da existência humana, o que era o conhecimento?, o sensível e o espiritual,o bem e o mal, a unidade e a pluralidade, o mundo das sombras e o mundo das ideias,criou-se a lógica formal sistematizou-se as ciências.

3- Como Platão supera as doutrinas dos pré-socráticos?

Os pré- socráticos como Heraclito e Parmenides diziam que só havia mudança, que só havia identidade.

Platão postulou que a mudança é característica do mundo sensível, e que a identidade é característica do mundo das ideias : logo, Platão superou os dois anteriores, não negando-os, mas unificando-os, afirmando que a "fluidez" das coisas é "captada e identificada" porque nos remetemos ás formas inteligíveis.

3- Em que sentido a metafísica aristotélica critica a teoria das ideias de Platão?

O ser metafísico advém, na concepção aristotélica, das acumulações das experiências sensoriais, as quais ditarão os arranjos da ideia. Difere, portanto, do ser platônico, o qual advém da ideia reminiscente, a qual dita a percepção das experiências sensoriais.

Enquato Platão vê a virtude moral como um conhecimento teórico adquirido dentro da atividade intelectual, Aristoteles, por sua vez, considera-a como uma disposição da alma e forçada pelo seu exercício. Portanto precisa do hábito: “a natureza nos dá a capacidade de recebê-la, e o hábito a amadurece.”

5- Explique porque os filósofos clássicos (Sócrates, Platão e Aristóteles) se opõem aos sofistas?

Simplesmente porque os sofistas cobravam por seus ensinos, mas isso não

necessariamente era mal visto pela sociedade da época, afinal, todos que utilizam suas profissões merecem ser remunerados. O que provavelmente mais incomodava os filósofos era o fato dos sofistas dizerem que eram mestres principalmente no ensino das virtudes (areté). Sócrates dizia que a sabedoria era algo a ser conquistado livremente, gratuitamente e partilhada com todos. O outro ponto de incômodo dos filósofos era a presunção do ensino ético, pois os sofistas se diziam sabedores e mestres das virtudes. Ora, para os filósofos a virtude não era um produto de mercado; “virtude” é saber, aliás, um tipo de saber especial, que na visão de Sócrates não é possível de ser ensinado. Para Aristóteles a virtude é adquirida na prática ou pelo hábito e depende da vontade de cada um se habituar ao bem, afinal, o hábito é construído no dia-a-dia como um ato extremamente

particular. O fato também de serem nômades acarretava uma certa

discriminação por parte dos filósofos, Isso era considerado desrespeito a um valor grego do apego ao lugar, por isso, eram vistos como estrangeiros e mercenários de vida errante. Eram principalmente competidores nos discursos como se estivessem travando uma guerra e em seguida eram aclamados por uma platéia.

6- Qual foi a contribuição logica e politica dos sofistas?

A contribuição lógica e política dos sofistas era que:o homem era colocado no centro das atenções com todas as suas ambiguidades contraditórias posturas(psicológicas,morais,sociais,políticas e jurídicas. O movimento sofista estava ligado às discussões de interesse comunitários,discursos e elocuções publicas,manifestações e as deliberações em audiências políticas,ao convencimento dos pares,ao alcance

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com