TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Artigos Científicos: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  2.534 Visualizações

Página 1 de 2

1) O autor refere-se ao grande espaço reservado aos temas éticos nas discussões com nossos amigos. Você poderia fazer uma lista desses temas? Em seguida, escolha um deles e posicione-se.

A política, cidadania, sustentabilidade, aborto, racismo, homofobia, religião, reprodução assistida entre outros são temas éticos e polêmicos que levantam discussões. Atualmente é muito comum ver na TV, principalmente em novelas casos de reprodução assistida, onde mulheres não precisam “especificamente” de um parceiro para engravidar. A ciência justifica a reprodução assistida como uma forma de ajudar as pessoas e dar oportunidade de construir uma família. Mas seria mesmo necessário realizar esse processo para se ter uma família, quando se tem crianças nas ruas e orfanatos?

2) O sentimento de intolerância ou de vergonha indica que participamos de uma comunidade moral. Dê um exemplo e explique por que.

Ultimamente temos nos deparados com muitos casos de corrupção no poder publico, o que nos causa indignação, pois sabemos que estamos sendo lesados por políticos corruptos que estão quebrando as regras da sociedade e usurpando o que é nosso por direito.

3) Qual a relação entre política e ética? A partir dessa relação, destaque a questão da justiça como um desses temas centrais da ética.

A ética e a política não se misturam, pois atuam em campos diferentes. A política se refere a um todo, enquanto a ética se refere a uma ação individual. A justiça por sua vez se estende a todos, permitindo que os indivíduos tenham uma melhor formação moral.

4) O que significa dizer que “a não indiferença é a essência do valor”?

Algo tem valor quando não nos deixa indiferentes, ou seja, quando nos provoca algum sentimento, que pode ser de atração ou de repulsa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com