TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Dissertações: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  1.845 Visualizações

Página 1 de 4

SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL

O pós-fordismo levou a um fenômeno onde o mundo está se tornando um “mundo único”, em que as pessoas, os países e os grupos se tornam cada vez mais interdependentes, cada vez mais conectados. Como esse fenômeno ficou conhecido?

Sua Escolha Escolha esperada Resposta Comentário

Internacionalização.

Globalização. Conforme Giddens (1997), a globalização significa que o mundo está se tornando um “mundo único”, em que as pessoas, os países e os grupos se tornam cada vez mais interdependentes, cada vez mais conectados (p. 191).

Terceirização.

Universalização.

Múltipla escolha (Resposta única)

Pontuação : 10/10

Questão 2

SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL

Na tentativa de compreender os fenômenos sociais, Weber estabelece uma tipologia das ações sociais. A construção de uma tipologia faz parte de sua metodologia; segundo Weber, as ações sociais podem ser de quatro tipos: 1 – racional com relação a fins, 2 – racional com relação a valores, 3 – afetiva e 4 – tradicional. Sobre esses tipos de ações sociais é correto afirmarque:

Sua Escolha Escolha esperada Resposta Comentário

nas ações sociais racionais com relação a fins, o ator age emotiva e emocionalmente para alcançar o fim desejado.

nas ações sociais racionais com relação a valores, o ator age racionalmente, selecionando e utilizando os meios mais adequados para alcançar o fim desejado.

nas ações sociais afetivas o valor pode ser estético, moral ou religioso.

nas ações sociais tradicionais o ator age com base na tradição e nos costumes para alcançar o fim pretendido. nas ações sociais tradicionais o ator age com base na tradição e nos costumes para alcançar o fim pretendido (p. 122).

Múltipla escolha (Resposta única)

Pontuação : 10/10

Questão 3

SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL

A crise dos princípios fordistas inaugurou uma conjuntura de alterações e rearranjos capitalistas, desencadeando um processo de reorganização por parte do capital, com o intuito de recuperar seus níveis de recuperação. A forma de organizar a produção foi mudada. Assim se constituiu o processo de reestruturação produtiva. Sobre esse processo é correto afirmar que:

Sua Escolha Escolha esperada Resposta Comentário

nesse período, a grande fábrica de Ford, com um batalhão de trabalhadores produzindo em massa, continuava sendo muito lucrativa.

a grande fábrica integrada e verticalizada de Ford cedeu espaço para a fábrica enxuta e flexível de reestruturação produtiva. a grande fábrica integrada e verticalizada de Ford cedeu espaço para a fábrica enxuta e flexível de reestruturação produtiva (p. 187).

com a internalização de serviços – limpeza, vigilância, transporte de funcionários e de materiais, alimentação e contratação – a empresa mãe aumentou o quadro de funcionários e o custo de produção.

combinando novas formas organizacionais e inovação tecnológica, as novas empresas produziam mais com cada vez mais trabalhadores.

Múltipla escolha (Resposta única)

Pontuação : 10/10

Questão 4

SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL

Na sociologia, cultura se refere a um sistema de símbolos e significados, compartilhados por membros de uma sociedade, que torna possível a vida em comum. Mediante a socialização e a aquisição de cultura, os indivíduos podem construir uma identidade, o que permite que tenham o sentimento de pertencimento a uma coletividade, bem como o desenvolvimento da individualidade personalidade. Analise proposições a seguir. Depois, assinale a alternativa que apresenta apenas itens corretos.

I. Podemos dizer, segundo a sociologia, que as pessoas que estudaram possuem mais cultura dos que aquelas que nunca frequentaram escolas.

II. O processo de socialização pode ser definido como o aprendizado para viver em sociedade, adquirindo-se cultura.

III. O etnocentrismo pode ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com