TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Monografias: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  8.715 Visualizações

Página 1 de 5

A Política está relacionada diretamente com a questão do poder e força.

Poder como capacidade ou possiblidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre indivíduos ou grupos humanos. Para a existência do poder é necessário a ação de dois atores sociais: aquele que exerce o poder e o outro sobre o qual o poder é exercido.

Força não entendida como física, mas como canalizadora da potência e de sua determinação. É graças a ela que se pode definir a potência na ordem nas relações sociais ou, mais especificamente, políticas.

1*Ao analisar a virtude, o que Aristóteles entende por justo meio? Ao que sei, se define da seguinte forma:

A Teoria do justo-meio de Aristóteles, pressupõe o homem na busca da felicidade da "Pólis". O indivíduo é parte dela e, portanto, a felicidade dele depende da "Polis" ser feliz também. Portanto, o homem feliz é aquele que chega à cidadania. Para que isso ocorra, o homem tem que buscar a excelência, ser virtuoso, ele tem que agir conforme as virtudes (justo-meio). Para ser virtuoso, o homem tem que usar sua virtude intelectual na ação, atuando na obtenção da virtude moral. Inteligentemente, o homem evita os vícios por falta e por excesso e atinge o justo-meio (a virtude). Por exemplo: entre a vaidade (vício por excesso) e a modéstia (vício por falta) está o respeito próprio (justo-meio). Para Aristóteles não é possível chegar no justo-meio fora da ação. Claro é também que, para calcular inteligentemente sua ação, o homem tem de ter alma.

Podemos estabelecer um paralelo entre a filosofia do "justo meio"com a do "equilíbrio" do espírito e do corpo por Sidarta Galtama. "A virtude é obtida através do equilíbrio".

2- Explique qual é o sentido da frase de Epicuro: “Chamamos ao prazer principio e o fim da vida feliz”.

R: A técnica se torna o principio motor, o homem se encontra mutilado, porque é reduzido ao anonimato, ás funções que desempenha e nunca é um fim, mas sempre meio.

5- Em que consiste o procedimento genealógico levado a efeito por Nietzshe?

R: Nietzche propõe a genealogia como método de investigação sobre a origem deles. Mostra assim as lacunas, o que não foi dito ou foi recalcado, permitindo que alguns valores predominassem sobre outros, tornando-se concertos abstratos e inquestionáveis.

Pag..274

Qual é a relacao entre poder e forca? Na medida em que o poder dá para as pessoas a oportunidade de comandarem os rumos políticos de uma determinada nação, a força passa a ser o instrumento de coerção para que os grupos sociais obdecem às mais diversas regras colocadas pelos detentores do poder. Essas regras serão editadas pelo Estado, detentor da violência legal, da violência racional-legal, através das leis e atos normativos, do poder de tributar, do poder de subjugar as pessoas na aplicação das leis aos casos concretos, entre outros meios. Em todos os exemplos dados, há presença da força extroversa do Estado que será definida pelo detentor do poder em determinada situação.

Quais são as diferenças entre autoritarismo e totalitarismo?

Autoritarismo descreve uma forma de governo caracterizada pela ênfase na autoridade do Estado em uma república ou união. É um sistema político controlado por legisladores não eleitos que usualmente permitem algum grau de liberdade individual.

Totalitarismo (ou regime totalitário) é um sistema político no qual o Estado, normalmente sob o controle de uma única pessoa, político, facção ou classe, não reconhece limites à sua autoridade e se esforça para regulamentar todos os aspectos da vida pública e privada, sempre que possível.

Explique porque, ao contrário do que comumente pensa o conflito é inerente a democracia.? Por que na democracia o conflito é bastante exposto e desenvolvido pelo embate de idéias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com