TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Pesquisas Acadêmicas: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 3

LISTA DE EXERCÍCIOS DEFINITIVA

BLOCO 1

Explicações Mítico-religiosas e Explicações Filosóficas

Como dito algumas vezes em sala, a Filosofia pode ser entendida como uma nova postura do Ser Humano diante do mundo, uma nova postura acerca de nossa capacidade de produzir conhecimento sobre a realidade. Dito isso, explique detalhadamente as diferenças e semelhanças entre uma explicação mítico-religiosa e uma explicação filosófica.

As explicações filosoficas , trabalha com variaveis naturais e significativas ou seja , com evidências , achando uma forma de relacioná-las e ter uma explicação natural , baseadas em evidências que estejam ao alcance de todos. As explicações mitico-religiosas trabalham cm variaveis sobrenaturais , aquilo que não estar no alcance dos nossos sentindos , alem da realidade , que exige da gente fé e um voto de confiança. As semelhanças das explicações miticos-religiosas e filosoficas são que as duas trabalham com variaveis

Surgimento da Filosofia

Que fatores históricos favoreceram ao surgimento da filosofia? Explique detalhadamente o que levou naquela época a sociedade a um simultâneo processo de secularização e relativismo?

O fator que favoreceu o surgimento da filosofia foi porque as explicações Mítico-religiosas não estava sendo satisfatorias , porque cada tipos de povoados tem suas crenças e suas formas de pensar, tem seu pensamento mitico-religioso , então quando dois povoados se encontravam avia conflito por que cada povo tem seu pensamento. A secularização teve inicio por que quando dois povos se juntavam não sabiam qual deles estavam certo pois eles acreditavam em explicações mitico-religiosas e não teriam evidencias naturais que explicase o qual estariam certos, eles começaram a aceitar que o outros tem direito a ponto de vista diferent, então eles pensaram que teriam que encontrar outro meio de explicar isso , que seria as explicações filosoficas ( naturais) . O relativismo foi quando os dois povos se encontraram cada um com pensamentos miticos-religiosos diferentes , como eles teriam que negociar pra conseguir viver , eles pararam os conflitos e aceitaram que existiam diferentes explicações mitico-religiosa .

BLOCO 2

O problema do “Conhecer”

O problema do conhecimento pode ser definido pela pergunta: “Como conhecemos as coisas de um modo verdadeiro?”  Quais os aspectos decisivos desse problema, aquilo que chamávamos de variáveis significativas? Por que é tão importante para os filósofos encontrar uma resposta para essa questão?

O problema do “Ser”

Abordando o “Problema do Conhecimento”, alguns filósofos, especialmente os chamados pré-socráticos, suspeitaram que  a solucão poderia ser encontrada investigando antes de tudo as coisas, “O problema do Ser”, ou seja, “o que propriamente são as coisas?” Por responder isso, suspeitaram que deveriam encontrar um princípio fundamental, ao qual tudo o que existe estaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com