TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Pesquisas Acadêmicas: Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 2

1. Considere a situação em que você está em uma roda de amigos e, de repente, o assunto é sobre a Filosofia. Entre as diversas posições, as seguintes foram propostas:

- "A Filosofia é só doidice, maluquice mesmo...".

- "A Filosofia não contribui de modo algum para a nossa vida, ela é inutilidade pura...".

Considerando os ditos equivocados acima, proponha um argumento, em no máximo 15 linhas, acerca da Filosofia como saber oposto ao "desequilibrado" e oposto ao "inútil".

Resposta 1: A filosofia busca a dimensão da realidade além das necessidades imedidas nas quais o individuo encontra-se mergulhado; faz repensar o pensamento. O individuo abre-se para a mudança. As indagações filosóficas permeiam a vida de todos os seres humanos. A filosofia possibilita um caráter abstrato, mais geral, que faz pensar mais, no sentido da busca dos princípios que tornam possível o próprio saber.

2. Imagine-se em um Congresso Internacional de Ciência e que, depois de uma comunicação proferida por você, alguém tenha lhe proposto as seguintes questões:

a) "Todas as suas conclusões são fracas ou inadmissíveis...".

b) "Suas premissas carecem de informações pertinentes...".

Considerando os ditos 'a' e 'b' CORRETOS, argumente em no máximo 15 linhas, sobre como superar o diagnóstico apresentado, raciocinando de modo correto e adequado. (3,5 pontos)

Resposta 2: Para que minha comunicação possa ficar mais coerente, é preciso aprimorar o conhecimento e formar conclusões de ideias, buscar mais informações sobre o assunto em locais confiáveis e seguros e ter uma melhor preparação em relação ao conteúdo.

3. A humanidade, a grosso modo, em seu estágio atual, conseguiu avançar em vários aspectos quando comparada à humanidade da Antiguidade, por exemplo, em relação à escravidão, acesso à formação, à informação etc. Contudo, precisamos reconhecer que ainda há muito para avançar, à medida que presenciamos ou tomamos conhecimento de comportamentos de intolerância, no âmbito familiar, profissional, social etc.

Considerando a intolerância inaceitável, argumente em no máximo 15 linhas, sobre como a Ética pode contribuir para cultivar a Tolerância

Resposta 3: A ética tem como objetivo elaborar reflexões sobre os problemas, ou seja, daria a um individuo a forma que se tem de solucionar algo, de ver as coisas de outras formas, não só a forma que o mesmo achar que é correto. A ética é uma força de caráter que possibilita à felicidade e à justiça. Dá ênfase aos valores que levam a tolerância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com