TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Ensaios: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  3.014 Visualizações

Página 1 de 2

doarei meu trabalho assim que termina-lo...grato!!!

A partir da sua leitura e compreensão do texto, responda as seguintes questões:

1) Qual é o tema de que trata o editorial e qual o ponto vista do autor a respeito desse tema? Retirar do texto: dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema e dois argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista.

Resposta: O editorial trata do tema O cenário moroso da justiça nacional, fato esse evidenciado quando o autor relata “Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário; no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso...”, pois todavia quando há casos polêmicos como o do mensalão, citado nesse texto, e outros como os das fraudes em processos licitatórios, os representantes se escondem verdadeiramente através de defensores que fazem uso de técnicas de falácia prolixa que acabam em seus discursos longos atrasando a conclusão do caso, essa tese é reforçado na citação do autor “À prolixidade nos processos, somou-se a loquacidade fora deles. O costume começou há mais de dez anos, quando ministros passaram a discorrer sobre quase qualquer assunto...”, de forma que o ponto de vista do autor está focado na morosidade da justiça nacional.

2) Leia os seguintes trechos retirados do editorial:

a) “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.”

b) “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”

3) Esses dois trechos exigem do leitor quais tipos de conhecimento prévio? Cada um deles exige de maneira mais fundamental um tipo de conhecimento prévio. Justifique bem sua resposta, a partir de sua leitura no material teórico e o do que ali apreendeu.

Resposta: Quando o autor faz a citação do discurso de Abraham Lincoln demonstra conhecimentos de mundo e textual, ocasião que inicia o editorial com um fato da história dos Estados Unidos da América, onde faz menção do discurso de um dos ex-presidentes que marcou a história enfatizando a democracia naquela ocasião de um desfecho de guerra na Pensilvânia, mais precisamente no cemitério militar de Gettysburg no ano de 1863, daí o nome discurso de Gettysburg. E é fato afirmar seu conhecimento textual, pois pela analogia do editorial que demonstra uma perplexidade na justiça nacional, digo que, a morosidade nas técnicas empregadas para a dissolução dos casos momentosos, o autor faz uma observação da necessidade de técnicas mais contundentes, objetivas e diretas as situações expostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com