TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Pesquisas Acadêmicas: Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  3.759 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE AVALIATIVA 01.

Olá!

Estamos iniciando com esta aula nossos contatos nesta disciplina. Desejo um excelente e produtivo estudo.

Como não nos conhecemos ainda, peço que elabore uma pequena apresentação e, juntamente com a atividade 01, envie uma pequena apresentação sua. Nome, idade, motivos que lhe levaram a fazer o curso superior, etc. Essas informações me ajudarão a ter uma noção, ainda que muito restrita, dos/as estudantes e poderão me ajudar em algumas discussões a serem realizadas a partir das atividades das aulas.

Meu nome é Laiane Pereira de Vasconcelos, tenho 21 anos de idade, trabalho como auxiliar administrativo em uma Escola de Aviação Civil, resolvi ingressar no ensino superior a distancia, pois quem trabalha o dia inteiro e estuda nas horas vagas é difícil conciliar indo todos os dias nas aulas presenciais. Devida a esta escolha me encontrei fazendo este curso e estou aprendendo e aprimorando os meus conhecimentos.

ATIVIDADE ESCRITA 01 – esta atividade deve ser elaborada com fundamento especialmente nas aulas 01 e 02

1. Observando a diagramação e fundamentado no conteúdo do texto “Uma Experiência Absurda”, extraído do livro “Cultura: um conceito antropológico” de Roque de Barros Laraia, elabore um texto de até 20 linhas seguindo os passos explicados abaixo:

De que gênero de texto você acha que se trata? Uma notícia? Uma reportagem? Um texto científico? Por que vocês acham assim? Existem algumas palavras desconhecidas no texto? Tentem compreendê-las no contexto em que o autor as utiliza.

Qual é o tema que o autor discute? Qual é a tese que o autor quer sustentar no texto?

A quem ele recorre para explicar e dar sustentação à sua tese? Como ele utiliza essas informações? Faz citações diretas? Elas ajudam a compreender o texto?

Quais as hipóteses do grupo sobre as intenções que o autor tem com o texto? O autor apresenta fatos ou dados. As informações que o autor utiliza de outros autores são coerentes e convincentes? Ajudam a entender e a explicar melhor o que ele quer explicar?

Que inferências (operação mental pela qual extraímos uma conclusão) o grupo consegue fazer sobre o texto com base em seu conhecimento de mundo? Quais as conclusões que o autor chega? Ou, que conclusões vocês conseguem extrair do texto?

“Uma Experiência absurda” é o gênero do texto cientifico, pois é baseado em experiências, estudos e pesquisas. O tema que é discutido seria a Natureza Humana onde a tese é ele acreditar que pudesse existir uma linguagem que fosse mundial, onde para poder afirmar a mesma ele ordenou que algumas crianças fossem isoladas da sua espécie, tendo somente cabras como companheiros. Quando já estavam grandes foi visitá-las e apenas gritaram a palavra beks. Não é difícil percebe o engano do rei em relação as suas conclusões. O rei se baseou no que "enxergou" ou no que queria ver para fazer tal afirmação. Por crer que havia uma língua universal e que todos deveriam falá-la, ele se precipitou e concluiu algo totalmente errôneo. Ele mandou averiguar em todos os países e contatou que beks é pão em Frígio. Concluindo assim que as crianças falam frígio. Conclui-se que a linguagem para o individuo é inteiramente adquirida e não hereditária.

Agora, Fundamentado/a no texto e seguindo pelo menos estes apontamentos, construa um texto coerente e conciso sobre o conteúdo do texto apresentando suas inferências (conclusões). Por fim, tente estabelecer relações com o conteúdo da aula 01 em que abordamos sobre a produção do conhecimento e a forma como nós organizamos e produzimos as condições materiais e culturais no dia-a-dia na atualidade.

Peço que elabore um texto que expressa o seu entendimento. Esse texto deve ser elaborado a partir do texto de Laraia e do conteúdo da aula. Favor enviar a atividade no portfólio da aula 01. (Seu texto poderá ter até 25 linhas).

“A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com