TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Exames: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DA AULA 05

Desenvolva um comentário sobre a frase: O trabalho filosófico é essencial para a disposição do entendimento e reflexão racional e radical. (mínimo de linhas 7)

A filosofia é uma reflexão sobre as estruturas culturais, estudos e pensamentos formados, então ela tem o objetivo de trazer uma temática, expor um embasamento teórico e convida o leitor para refletir e aprender a filosofia, aprender a pensar de forma critica e questionar a realidade existente.

Reflexão significa o movimento pelo qual o pensador se volta para si mesmo e ela se torna radical quando este pensamento sobre si mesmo, volta para conhecer a si mesmo.

Deste modo o ser humano é um ser pensante e age no mundo em que estamos para fortificar suas teorias.

ATIVIDADE DA AULA 06

Disserte: Conhecer é um ato de identidade do conhecedor como tal e do conhecido como tal. (mínimo de linhas 7)

O conhecimento é o agir sobre um objeto, e o sujeito que conhece, e correlativo do sujeito conhecido. Desse modo o sujeito e o objeto estão no mesmo ato, e se identifica nele. Conhecer e torna-se idêntico com o outro intencionalmente, conhecer então é julgar e formar juízos formulando conceitos sobre o objeto ou sujeito.

Todo o juízo é mais que ligação de conceitos e tudo da preposição é afirmada se referindo a realidade. Já o conhecimento se realiza no raciocínio a partir de ideia, teorias e juízos adquiridos em outros conhecimentos.

ATIVIDADE DA AULA 07

Desenvolva um comparativo entre: Teoria do Conhecimento com a Essência do Conhecimento. (nesta atividade é desenvolver um comparativo e não comentar isoladamente uma da outra) – Mínimo de linhas 7.

O conhecimento faz parte de uma argumentação filosófica na construção do saber, ou seja, eu só posso dizer que conheço alguma coisa depois que eu sei questionar criticamente sobre o assunto a ser discutido no momento.

A essência do conhecimento é fundamental para encontrar as verdades do conhecimento sobre um determinado tema. A essência é origem, o que diferencia um ser do outro é somente com a capacidade de reflexão racional que se encontra a essência do conhecimento humano.

ATIVIDADE DA AULA 08

Por que dizemos que a Filosofia necessita de uma Ciência que determine a possibilidade, os princípios e a extensão de todos os conhecimentos? (mínimo de linhas 7)

A filosofia necessita de uma ciência para ela se fundamentar e fortificar que só não fica em conteúdos reflexivos ela também precisa de argumentos que potencialize tais reflexões. O que separa a ciência da filosofia é que a ciência é limitada pela realidade , a filosofia tudo o que se diz tem de ser de algum modo testado nessa realidade.

Ambas são de raciocínio serio e especulativo sobre o que é ou pode ser. A filosofia não tem de provar ou demonstrar o que diz, apenas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com