TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Artigos Científicos: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  5.600 Visualizações

Página 1 de 4

Metafisica

)Segundo Freud quais são as três feridas narcísicas que o pensamento ocidental impôs aos seres humanos? Copérnico: O astrônomo polaco Nicolau Copérnico ao provar que a Terra não estava no centro do Universo, mostrando assim que o homem não estava no centro das coisas. Nosso planeta não está no centro do Universo, então, o ser humano não seria o centro das coisas. Darwin: O naturalista britânico Charles Darwin, que ao mostrar que o homem descende de um primata, provando que somos apenas um elo no ciclo de uma evolução, e que não somos seres especiais criados por Deus para dominar a natureza. Nosso surgimento foi ao acaso, resultado de milhões de anos de evolução de um ser descendente do primata que foi evoluindo e o ser humano foi se tornando o que é hoje.Freud: A última "ferida" teria sido feita pelo próprio Sigmund Freud, psiquiatra austríaco que desenvolveu a psicanálise, mostrando que a consciência é a menor parte e a mais fraca da vida psíquica. Esta "ferida" passa a noção de que não somos senhores de nós mesmos, pois o aparelho psíquico do ser humano é algo muito mais complexo do que o resumir apenas a consciência, sendo esta é a menos influente de nossa pessoa.Estas "feridas" seriam o sinal de que o orgulho do homem se machucaria com a verdade revelada sobre ele mesma, sendo estas as três maiores desilusões da humanidade.

2) O Freud chamou de psicanálise?

Freud foi criando o que chamou de analise da vida psíquica ,ou psicanálise , cujo objetivo central era o estudo do inconsciente e cuja finalidade era a cura das pertubações e doenças mentais(das neuroses),tendo como método a interpretação e como instrumento a linguagem (tanto a linguagem verbal como a linguagem corporal ,falada pelos sintomas e pelos gestos.

3-Explique como Freud chegou ao conceito de inconsciente .

Pela conversa, pelas reações da paciente, pelos sonhos são namorados e pelas lembranças infantis, Freud descobriu que a vida inconsciente de sua paciente era determinada por uma vida inconsciente, que tanto ela como ele desconhecia .

4-o que é alinação religiosa?e alienação em geral?

Alienação em geral é o fenômeno pelo qual os homens criam ou produzem alguma coisa, dão independencia o essa criatura como se ela existisse por si mesmo e em si mesma, deixam-se governar por ela como se ela tivesse poder em si e por si mesma,não se reconhecem na obra que criaram fazendo-a um ser outro ,separado dos homens ,superior a ele e com poder sobre alienação religiosa interessou-se em compreender eles.as causas pelas quais os homens ignoram que são,os criadores da sociedade,da política,da cultura e agente s da historia.

5-Como Marx aplica a origem da alienação social com base na descrição do surgimento dos instituições sociais e políticas fundadas na divisão social das classes sociais?

Marx verificou que,historicamente,uma sociedade sempre começa por uma divisão e que essa divisão organizar todas as relações sociais que serão instituídas o seguir - trata-se da divisão social do trabalho.

6-Por que a afirmação “os homens fazem a historia,mas não sabem que a fazem “ assinale a existência de uma dupla alienação social?Porque a frase esta com dois sentidos a primeira que o homem faz a historia ou seja,faz a historia da sua vida.E a segunda o homem constrói uma historia mais não sabe o significado dela.

7-Quais são as três formas de alienação no modo de produção capitalista?

A variação das condições materiais de uma sociedade constitui a historia dessa sociedade,e Marx as designou como modos de produção ,definidos por ele com base em em três fatores principais:

A forma da propriedade ou os meios de produção ;

A divisão social das classes e as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com