TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Artigo: Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2014  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 2

A partir dessa atividade, você precisará ter acesso ao livro "Convite à Filosofia" de Marilena Chauí. Como indica a apostila do curso na pág. 25, você poderá encontrar uma cópia do livro em http://docente.ifrn.edu.br/avelinolima/disciplinas/filosofia-da-mente/livro-convite-a-filosofia-marilena-chaui/view. Salve sua cópia para as aulas e atividades seguintes! A paginação que vou indicar se refere à edição de 2000, disponível no site da ufsc. Se você usar outra edição, guie-se pelo número do capítulo e da unidade.

Leia o capítulo 2 da Unidade I de Chauí, Marilena. Convite à Filosofia (págs. 25 a 38) e responda às questões abaixo:

1. Como surgiu a filosofia? Quais as diferenças entre o pensamento filosófico e o Mito?

Resposta:A filosofia originou-se da curiosidade humana em questionar e compreender valores a sua própria realidade. Com o passar do tempo os padrões de comportamento foram se modificando graças as novas formas de entender o mundo.

O mito não se baseia na ciência, é baseado na tradição e nos costumes, já o pensamento filosófico é algo baseado em dados racionais, como saber o porquê de determinada situação.

2. Quais as teses que explicam o surgimento da filosofia, na Grécia? Qual delas é mais aceitável?

Resposta: Uma tese é a sabedoria oriental que foi uma porta aberta para novos hábitos, novas culturas devido a convivência com novos povos. E a outra é o milagre grego, podíamos perceber que os gregos se misturavam com novas culturas, com novas idéias, mas mesmo assim eles faziam sua própria cultura com o conhecimento adquirido.

A mais aceitável é a que tem uma mistura de idéias, ou seja, a convivência com outros povos, outras raças, adquirindo novos conhecimentos. Que será o milagre grego.

3. Quais os fatores históricos que influenciaram o surgimento da filosofia?

Resposta: As viagens marítimas, o uso da moeda, a construção de calendários, o crescimento urbano, a invenção do alfabeto e o uso da palavra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com