TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Ensaios: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  1.344 Visualizações

Página 1 de 3

mica e política.

4. Explique os conceitos de alienação e ideologia, citando exemplos. (Pesquise em outras fontes)

5. O que significa tecnocracia? Evidencie seu posicionamento.

O desenvolvimento acelerado da técnica cria o mito do progresso. Segundo essa crença, tudo tende ao aperfeiçoamento, mediante a atualização de potencialidades que se encontram em estado latente. Nessa lógica, se tudo evolui para melhor, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia faria só acelerar esse processo. A partir de tal concepção, compreende-se como natural a necessidade do aumento crescente da produção (ideal de produtividade); para tanto é estimulada a competitividade (a fim de que cada empresa seja melhor naquilo que produz), bem como a especialização (para garantir a qualidade e eficiência da produção). Com o passar do tempo, as formas de controle de produção e divisão do trabalho tornaram-se mais rigorosas, desenvolvendo-se, para tanto, métodos científicos de “racionalização” do trabalho, que têm em vista os objetivos já referidos de produtividade, competitividade e especialização. O mundo da produção, assim configurado, leva fatalmente à tecnocracia, que significa o domínio dos técnicos e da técnica. Atualmente, vivemos a crise desses valores, pois o ideal do progresso está sendo questionado e desmistificado, quando percebemos que o desenvolvimento da ciência e da técnica nem sempre respeita o progresso moral, o ser humano e a vida na Terra.

UNIDADE 2

O CONHECIMENTO HUMANO E CIENTÍFICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Explique a relação que caracteriza o conhecimento.

Para que exista o ato de conhecer, é indispensável o relacionamento com dois elementos básicos: um Sujeito conhecedor e um Objeto a ser conhecido. Na relação que se estabelece entre esses dois elementos, a função do Sujeito consiste em apreender o Objeto. A essa relação dá-se o nome de conhecimento. Portanto, a simples descrição do ato de conhecer exige a essencial presença do Sujeito conhecedor e do Objeto conhecido.

2. Argumente sobre as três formas sob as quais o conhecimento se realiza: o conceito, o juízo e o raciocínio.

O conhecimento realiza-se em três formas interligadas: o conceito, o juízo e o raciocínio. Enquanto conhecemos, enquanto pensamos, formamos conceitos. Não se trata aqui de conceitos rigorosamente definidos, como ocorre em teorias científicas, mas, em geral, de conteúdos significativos, que exprimimos com palavras ou termos. O Conceito pertence à essência do pensar. Conhecer também é julgar, formar juízos. Não falamos apenas em palavras isoladas, não pensamos em conceitos isolados, mas unimos as palavras numa frase (enunciado, sentença) que exprime um juízo, por exemplo: isto é uma mesa. Além doconceito e do juízo, o conhecimento também se realiza no raciocínio. A partir de idéias e juízos conquistados, avançamos para outros conhecimentos. Relacionamos um conhecimento a outro e concluímos a existência de um terceiro. Por exemplo: A andorinha voa. O canário, o papagaio, o anu, a coruja voam. Todos esses são pássaros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com