TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Pesquisas Acadêmicas: Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  19.522 Visualizações

Página 1 de 3

1) Explique o lema: ‟Tem coragem de servir-te de teu próprio entendimento”

R: Vivemos em um mundo coercitivo, onde aceitamos muitas imposições feitas por outros sem ao menos questionar. As pessoas se conformam com praticamente tudo, não refletem, simplesmente aceitam e se acomodam. Por isso Kant critica a falta de coragem e decisão em fazer uso de seu próprio entendimento sem orientações alheias.

2) Quem são os tutores que atualmente impedem a humanidade de pensar por si?

R: No mundo atual, somos muito influenciados pela mídia, pais, amigos, a sociedade, pelas modinhas, pelo mundo globalizado q dita as regras do consumismo, etc..

3) Porque a passagem à maioridade é considerada difícil e perigosa?

R: A maioridade é vista por muitos jovens como “ liberdade plena ”, segundo a definição de Kant, seria o oposto a menoridade: “ a incapacidade de servir-te de seu entendimento sem a orientação de um outro”. A maioridade é assim perigosa, pois os jovens de hoje, se acomodaram à essa sociedade q impõe, é bem mais fácil e cômodo para eles dar razão à outros do que pensar por si próprio.

4) Comente a relação que existe entre política e ética pessoal.

R: A sociedade teria que escolher um “governante” o possível tutor que cabe a ele decidir o que fazer com determinadas situações. O que teria de acontece, seria basicamente um acordo entrar as partes, com o intuito de nenhum ser influenciado pela ideia do outro, que não atrapalhe no desenvolvimento alheio, mas que os dois lados se beneficiarem. Ambas relacionam com escolhas e deliberações que devem ser feitas porém, enquanto a ética se refere à ação individual a política se refere à ação coletiva

Pág. 263 1 ao 4

1. Ao analisar a virtude, o que Aristóteles entende por justo meio?

R: A Teoria do justo-meio de Aristóteles pressupõe o homem na busca da felicidade do polis, ou seja, o homem é parte da cidadania. Para que isso ocorra, o homem tem que buscar a excelência, ser virtuoso, ele tem que agir conforme as virtudes. Para ser virtuoso, o homem tem que usar sua virtude intelectual na ação, atuando na obtenção da virtude moral. Inteligentemente, o homem evita os vícios por falta e por excesso e atinge o justo-meio a virtude. Ex. Entre vaidade (vício por excesso) e a modéstia (vício por falta) está o respeito próprio (justo-meio). Para Aristóteles não é possível chegar ao justo meio fora da ação. Claro é também que, para calcular inteligentemente sua ação, o homem tem que ter alma.

2. Explique qual é o sentido da frase de Epicuro: “Chamamos ao prazer principio e o fim da vida feliz”.

R: A técnica se torna o principio motor, o homem se encontra mutilado, porque é reduzido ao anonimato, ás funções que desempenha e nunca é um fim, mas sempre meio.

3- Usando os conceitos de Espinosa, esclarecendo a frase do filósofo e explique em que ela é inovadora no sue tempo: “O desejo que nasce da alegria é mais forte do que o desejo que nasce da tristeza”.

R: O desejo realizado aumenta nossa força

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com