TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Monografias: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO 01 - Quanto às superações dos processos ideológicos de dominação social, quando é necessário ir além dos conceitos impostos, quando é necessário criar as próprias formas de compreensão/intervenção sobre a sociedade, superando as vias de alienação; o “poder do fogo” tende a apresentar-se de formas diversificadas, tocam tanto às demandas pessoais quanto podem tocar às inquietações sociais. Nesse sentido, escolha duas dentre as características da Ideologia (estudadas no Livro Didático de Filosofia), explique cada uma delas e aponte caminhos possíveis para superá-las, em prol da autonomia do pensar e da emancipação social.

RESPOSTA:

QUESTÃO 02 - A atitude filosófica sendo também uma atitude crítica, apresenta como características o fato de ser tanto “negativa” quanto “positiva”. Considerando essas características, lance o olhar sobre a atual conjuntura da nossa sociedade, diante das corrupções, fraudes, exploração de vantagens pessoais sobre realizações que deveriam ser sociais... Observe os acontecimentos que têm sido destaque na mídia, (no âmbito da sociedade, da política, do esporte, economia ou outros), escolha um dentre os acontecimentos observados e, explicando as características (negativa e positiva) da atitude filosófica, comente de que modo a referida atitude favorece a efetivação da cidadania e construção de dias mais justos.

RESPOSTA:

QUESTÃO 03 - Registre suas impressões sobre a entrevista ou diálogo informal. Conforme entrevistas ou diálogos informais que você realizou sobre os projetos acadêmicos Unifacs, o que foi possível conhecer a respeito? Qual dentre os projetos acadêmicos mais chamou sua atenção? Por quê? Quais os pontos desse projeto podem contribuir para o desenvolvimento de sua formação profissional? Dê exemplo de uma ação, adaptada, que poderá ser implementada na sua área a partir do conhecimento desse projeto.

RESPOSTA:

QUESTÃO 04 - Explique cada uma das três características da reflexão filosófica. Em seguida responda ao questionamento: considerando hipoteticamente ou de fato – para quem tem ou teve essa experiência – que você é participante do projeto acadêmico que mais chamou sua atenção (conforme resposta do registro das impressões sobre a entrevista ou diálogo informal), de que modo tanto a atitude quanto a reflexão filosófica seriam favoráveis ao seu desempenho junto ao referido projeto acadêmico? Por quê?

RESPOSTA:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com