TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Trabalho Universitário: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  1.121 Visualizações

Página 1 de 7

A filosofia, do ponto de vista pólo analítico, é aquela atividade reflexiva, realizada, através de análise e de crítica, pelo ser pensante, no exame do significado e dos fundamentos de conceitos, crenças, convicções e pressuposições básicas, mantidos por ele próprio ou por outros seres pensantes. Por exemplo: o objeto de reflexão do cientista natural é, em linhas gerais, a natureza; o do historiador é a história; e assim por diante.

O que é filosofia da educação?

A filosofia da educação é uma área do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise do sistema educativo, sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia. A filosofia da educação, como aqui caracterizada, é uma atividade reflexiva de segunda ordem, que tem como objeto as reflexões de primeira ordem feitas sobre os vários aspectos do processo educacional; a teoria educacional é uma atividade reflexiva de primeira ordem, no nosso entender, que tem por objeto básico a realidade educacional e não reflexões que tenham sido feitas sobre esta realidade; estas reflexões servirão de subsídios ao teórico da educação para que este elabore suas próprias conclusões, mas ele tem, basicamente, que "debruçar-se sobre a realidade educacional", para entendê-la, explicá-la, criticá-la e propor sua reformulação. Enfim, parece inútil multiplicar os exemplos; se a filosofia da educação é uma área relevante da filosofia, tão relevante como as outras — e já vimos que sim — então vale a pena ensinar a história das teorias educacionais de natureza filosófica no ensino — no bom ensino, sublinho — da história da filosofia em geral, exactamente da mesma maneira que é necessário ensinar a história das teorias éticas, políticas ou epistemológicas.

Qual a relacao entre filosofia analitica e filososfia da educacao?

Entretanto, a filosofia da educação dos últimos tempos, procurou transcender seus limites conceituais, aventurando-se nas discussões filosóficas contemporâneas que propiciam a articulação entre diferentes perspectivas teóricas. A disciplina, antes restrita a filosofia do continente, passou experimentar as vantagens e as desvantagens das transformações filosóficas americanas, envolvendo-se na discussão analíticos versus continentais. A filosofia analítico pragmática foi difundida sobretudo nos Estados Unidos, na Holanda e na Grã-Bretanha, sendo Trevisan et al. – Filosofia da Educação a partir do Diálogo entre Analíticos e Continentais 94 apresentada, inicialmente, com uma fundamentação lógica e relacionada com a ciência, e a filosofia continental difundida na Europa, ligada a pensadores hermeneutas, fenomenólogos, existencialistas e frankfurtianos, com uma fundamentação voltada aos estudos históricos.

O que é episteme?

episteme é o termo grego que se traduz por "conhecimento". É o conjunto de ensinamentos de Aristóteles e Thales de Mileto, que pode vincular um determinado momento, as práticas discursivas que dão origem a certas figuras epistemológicas.

pode haver educação sem que haja ensino?

Não, para que haja educação é necessário que algo se aprenda de uma forma orientadae dirigida.

O autor propõe dividir o estudo e a reflexão em partes, mas a sua conclusão, baseada na própriadefinição da educação proposta, é de que a educação é o processo através do qualindivíduos aprendem e compreendem certos conteúdos considerados valiosos. Não épossível, pois, que haja educação sem que haja aprendizagem.Na quarta parte do artigo, o autor explora tanto a educação formal quanto a informal e aquestão dos objetivos da educação.Após esclarecer as diferenças e importância de cada uma das educações,

Pode haver educação sem que haja aprendizagem

Não, para educar precisa-se do ensino o qual orienta a apredizagem, portanto, para que alguém seja educado necessita de aprender algo relacionado com tal educação.

Pode haver ensino sem que haja educação?

Sim, alguém pode ser motivado a aprender sem ser orientado para formação de sua personalidade.

A resposta é sim, pode haver, tanto ensino quanto aprendizagem sem que haja educação,quanto aos conteúdos ensinados e aprendidos não considerados valiosos. Contudo, podem se não-educacionais, se, por exemplo, levarem ao domínio sem a compreensão. Cita oexemplo de valores adquiridos, absorvidos, em uma determinada cultura, mas não compreendidos.

Pode haver apredizagem sem que haja educação?

Sim, porque a educação necessita do ensino e a aprendizagem pode existir se o ensino, isto é, alguém pode apreder sem ser corrigido.

podehaver aprendizagem sem ensino?

Sim, porque o ensino existe para motivar, dirigir e orientar a aprendizagem

Pode haver ensino sem que haja apredizagem?

R: não, o ensino actua sobre a aprendizagem, isto é, o ensino é a accao criada para orientar a apredizagem. Quem ensina, ensina alguma coisa a alguém.

Cite e explique as implicações que, segundo o autor surgem ao conceituar ensino.

Primeira: O conceito de ensino faz referência a uma situação ou atividade triádica, isto é, de três componentes, quais sejam, aquele que ensina, aquele a quem se ensina, e aquilo que se ensina. Esta conclusão sugere que não é muito apropriado dizer que alguém ensinou a si próprio alguma coisa, sendo, portanto, um auto-didata (o termo "didata" provém do verbo grego didaskein, que quer dizer, exatamente, "ensinar"). Quando dizemos que uma pessoa esta ensinando algo a uma outra pessoa, pressupomos que a primeira saiba (ou domine) o que está ensinando e que a segunda não saiba (ou domine) o que está sendo ensinado. Se há, porém, apenas uma pessoa em jogo, mais um certo conteúdo, ou esta pessoa já sabe (ou domina) este conteúdo, em cujo caso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com