TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Casos: Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 01 (Valor: 2,0 para o prazo oficial. 1,5 para o prazo estendido) - Quanto às superações dos processos ideológicos de dominação social, quando é necessário ir além dos conceitos impostos, quando é necessário criar as próprias formas de compreensão/intervenção sobre a sociedade, superando as vias de alienação; o “poder do fogo” tende a apresentar-se de formas diversificadas, tocam tanto às demandas pessoais quanto podem tocar às inquietações sociais. Nesse sentido, escolha duas dentre as características da Ideologia (estudadas no Livro Didático de Filosofia), explique cada uma delas e aponte caminhos possíveis para superá-las, em prol da autonomia do pensar e da emancipação social.

Questão 02 (Valor: 1,5 para o prazo oficial. 1,0 para o prazo estendido) – A atitude filosófica sendo também uma atitude crítica, apresenta como características o fato de ser tanto “negativa” quanto “positiva”. Considerando essas características, lance o olhar sobre a atual conjuntura da nossa sociedade, diante das corrupções, fraudes, exploração de vantagens pessoais sobre realizações que deveriam ser sociais... Observe os acontecimentos que têm sido destaque na mídia, (no âmbito da sociedade, da política, do esporte, economia ou outros), escolha um dentre os acontecimentos observados e, explicando as características (negativa e positiva) da atitude filosófica, comente de que modo a referida atitude favorece a efetivação da cidadania e construção de dias mais justos.

REQUISITO PARA AS QUESTÕES 03 e 04 - Instruções para a realização das entrevistas ou diálogos informais

Nesta Universidade contamos com projetos acadêmicos vinculados a diversos cursos e respectivas Escolas. São projetos tais como: Incubadora de Negócios, Projeto Acadêmico Interdisciplinar PAI, Shopping UNIFACS, Projeto Acadêmico Interdisciplinar ARTHE, projeto UNIR, Adote um aluno, Primus, empresa júnior, dentre outros.

Para responder a esta questão será necessário que você realize presencialmente uma entrevista ou um diálogo informal com integrantes do que chamamos para esta atividade de Equipe Unifacs. Por Equipe Unifacs, você pode compreender:

 Seus colegas de curso (do mesmo semestre ou não)

 Seus colegas de Instituição, ainda que de outros cursos

 Coordenadores/as de cursos e dos projetos

 Apoios das Coordenações

 Professores

 Colaboradores da Central de Atendimento ao Estudante

 Demais colaboradores da UNIFACS

Caso algumas dentre as pessoas com as quais você estabeleça o diálogo ou entrevista apresente informações sólidas sobre os projetos acadêmicos da Unifacs, sua iniciativa de contato será válida e você poderá também registrar a respeito. Neste caso, além do registro sobre a “não informação”, será preciso que você siga em busca de outras pessoas para o diálogo ou entrevista.

Se for de sua preferência, você poderá fazer a entrevista ou diálogo informal em dupla, trio ou reunindo uma equipe, mas atente para o fato de que as respostas são individuais. Portanto, estará valendo na qualidade de avaliação apenas o material

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com