TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Monografias: Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  1.041 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

Assinale a alternativa correta, segundo a unidade 4:

a.

Um líder é aquele que manda, que impõe, pois como defendia Mary Follett, deve sugerir o caminho a seguir, a melhor decisão.

b.

Líder é aquele que se ausenta ao criar as condições adequadas para que, através da interação, um grupo construa colaborativamente uma visão e uma missão.

c.

Um líder depende, fundamentalmente, de suas características e qualidades, suas habilidades e competências individuais.

d.

Um líder verdadeiro obtém sucesso com qualquer grupo, porque sua liderança teria se estabelecido.

e.

Pode-se avaliar que um líder teve sucesso ou insucesso com o grupo, em momentos específicos, portanto, ele pode ter sucesso com um grupo e fracassar com outro grupo.

0,2 pontos

Pergunta 2

Assinale a alternativa correta de acordo com a unidade 4: Há uma comparação entre o estilo de liderança do manipulador e a teoria de Maquiavel:

Não necessita o governante ter qualidades como ser piedoso, fiel, humanitário, íntegro ou religioso, “sendo suficiente que aparente possuí-las”. Há sempre uma razão de Estado que justifica e em várias ocasiões torna-se necessária o emprego da violência e da crueldade. É mais importante ser temido do que amado, pois a natureza do homem torna-o ingrato, e logo se voltará contra aquele que ama, porque o amor leva ao excesso de confiança e à falta de respeito, o que não ocorre com o temor. No entanto, adverte, que o temor não deve converter-se em ódio ou desprezo para com o príncipe. Os governantes não devem, necessariamente, cumprir a palavra empenhada: “Não pode um príncipe de prudência, nem deve, guardar a palavra empenhada quando isso lhe é prejudicial e quando os motivos que o determinaram deixarem de existir. Se todos os homens fossem bons, tal preceito seria mau. Mas, considerando que são pérfidos, e não a guardariam a teu respeito, também não estás obrigado a cumpri-la para com eles.” A opinião da maioria não deve ser considerada já que a capacidade crítica e intelectual da massa é quase inexistente. “Trate um príncipe, de vencer e conservar o Estado. Os meios que empregar serão sempre julgados honrosos e louvados por todos, pois o vulgo se deixa levar por aparências e pelas consequências dos fatos consumados, e o mundo é formado pelo vulgo, e não haverá lugar para a minoria se a maioria não encontre onde se apoiar.” (O Príncipe. Coleção Os Pensadores. São Paulo:Ed. Nova Cultural).

a.

O estilo manipulador se preocupa com os resultados e os meios que empregar serão sempre julgados honrosos.

b.

O estilo manipulador incita o medo nos subordinados mas leva em consideração a minoria para ter onde se apoiar.

c.

O estilo manipulador parte do pressuposto que os homens são bons e fáceis de serem manipulados.

d.

O manipulador se identifica com esta teoria porque se deixa levar pelas aparências e não se sente obrigado a manter a palavra empenhada.

e.

O manipulador sente-se mais confortável em ser amado do que temido pela sua equipe, assim terá uma maioria em que se apoiar.

0,2 pontos

Pergunta 3

Como vimos na unidade 4, Marco Silva, autor do clássico Sala de aula Interativa, faz uma reflexão sobre a interatividade possibilitada pelas novas tecnologias. Assinale a alternativa correta:

a.

Na modalidade comunicacional massiva (rádio, cinema, imprensa e tv), a mensagem é aberta para propiciar interação.

b.

O receptor, na interação com o emissor tem uma assimilação ativa ou inquieta.

c.

O emissor assemelha-se ao próprio designer de software interativo: ele constrói

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com