TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Ensaios: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  1.430 Visualizações

Página 1 de 2

compreende o mito como um modelo de subjetivação, são eles que moldam nossas mentes. Embora os mitos não sejam produtores de verdade como a ciência, eles residem entre o pensamento individual e a linguagem coletiva; fazem a mente pensar pensamentos que só existem, de fato, na linguagem, mas parecem estar no mundo.

3. O mito na sociedade tribal constituía um discurso de tal força que se estende por toda a esfera da realidade vivida. Por isso, os modelos de construção mítica são de natureza sobre natural, isto é, recorre-se aos Deuses para essa compreensão do real.

4. Sim, por que ainda hoje há umas religiões que mantém os ritos de sua crença, oferendas, festas, preces, objetos religiosos...

5.

a. Que sou uma pessoa bondosa e sempre vou querer o bem do outro.

b. Alguns não assumem sua culpa em outro ou até mesmo em algo imaginário.

6.

c. Pode até ser que este mito tenha alguma coisa haver com o comportamento do que algumas pessoas fazem hoje, mas também cabe analisar o modo que a pessoa pensa sobre a vida.

d. Filho mata os pais, irmão mata irmão, genro mata a sograPERGUNTAS:

1- È comum associarmos os mitos ás lendas, destacando o aspecto inverossímil desses relatos. Como se pode criticar esse modo de compreender o mito?

2- O mistério do mito é abordado por teóricos que o explicam de maneira diversa. Escolha uma das tendências (funcionalismo, psicanalise, estruturalismo) e explique como o mito é por ela compreendido.

3- Embora o mito ainda fosse um componente importante nas mais antigas civilizações (Mesopotâmia, Egito, Grécia), em que se distingue do papel que ele exercia anteriormente nas sociedades tribais?

4- È possível ainda se falar em mitos contemporâneos? Justifique sua resposta.

5- “Leia as citações a seguir e interprete-as tendo em vista a concepção de ser humana transmitida pelas epopeias”.

a. Eu sou uma divindade que guarda sem cessar, em todos os trabalhos “(a deusa Atena a Ulisses)”.

b. ”Não sou eu o culpado, mas Zeus, o destino e a Erinia, que caminha na sombra” (Agamêmnon, rei de Micenas, depois de um desvario momentâneo, durante a guerra de Troia).

6- Observe a imagem, leia o texto e responda.

A história de Orestes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com