TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Ensaios: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/1/2015  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  5.586 Visualizações

Página 1 de 4

1-Explique a oposição entre necessidade e liberdade. Porque a necessidade ou fatalidade parece excluir a liberdade?

Necessidade significa que não há lugar para a liberdade, porque o curso das coisas e de nossas vidas já está fixado, sem que nele possamos intervir.

Liberdade significa a ausência de oposição. Necessidade ou fatalidade significa que não há lugar para a liberdade por isso ela acaba excluindo a liberdade pelo falo da necessidade já ter fixado as nossas vidas sem que possamos intervir.

2-Explique a oposição entre contingência e liberdade. Por que a contingência ou o acaso parece excluir a liberdade?

Contingência ou acaso significam que a realidade é imprescindível e mutável impossibilitando deliberação de decisão racionais definidoras de liberdade.

Liberdade significa a ausência de oposição. Contingência ou o acaso parece excluir a liberdade porque a liberdade deve ser conquistada.

3-Explique porque nem a necessidade nem a contingência impedem realmente a liberdade?

Porque há sim lugar para a liberdade, e que nos podemos intervir no curso de nossas vidas, basta nos querermos, porque nem tudo nas nossas vidas acontece por acaso.

4-Explique a concepção aristotélica de liberdade.

É livre aquele que tem em si mesmo o principio para agir ou não agir, aquele que é causa interna de sua ação ou da decisão de não agir. A liberdade é concebida como o poder pleno e incondicional da vontade para determinar a si mesma, para autodeterminar-se. Trata-se de espontaneidade plena do agente, que dá a si mesmo os motivos e os fins de sua ação sem ser constrangido ou forçado por nada e por ninguém.

5-Explique a concepção sartreana de liberdade. O que Sartre quis dizer ao afirmar que “estamos condenados à liberdade”?

Para Sartre, a liberdade é a escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo. Quando julgamos estar sobre o poder de forças externas mais poderosas do que nossa vontade, esse julgamento é uma decisão livre. Ele quis dizer que para nos humanos a liberdade é como a necessidade e a fatalidade, no caso, não podemos escapar dela.

6-Explique como os estóicos e Hegel definem a liberdade humana.

Afirma que o todo é racional e que suas partes também o são, sendo livres quando agirem em conformidade com as leis do todo, para o bem da totalidade.

7 -Explique como Espinosa define a liberdade humana.

Afirma que as partes são da mesma essência que o todo e, portanto, são racionais e livres como ele, dotadas de força interior para agir por si mesmas, de sorte que a liberdade é tomar parte ativa na atividade de todo. Tomar parte ativa significa, por um lado, conhecer as condições estabelecidas pelo todo, conhecer suas causas e o modo como determinam nossas ações, e, por outro, graças a tal conhecimento, não ser um joguete das condições e causas que atuam sobre nós, mas agir sobre elas também. Não somos livres ara escolher tudo, mas o somos para fazer tudo quanto esteja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com