TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Artigos Científicos: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  2.721 Palavras (11 Páginas)  •  2.837 Visualizações

Página 1 de 11

Pergunta 1

0,8 em 0,8 pontos

O Plano de Carreira, instrumento utilizado por muitas empresas, define o plano de desenvolvimento do colaborador a partir de sua contratação. Das afirmações abaixo qual NÃO se aplica a este plano.

Resposta Selecionada:

Correta Ao subir na carreira e não conseguindo um bom desempenho, é possível retornar ao ponto anterior e aguardar MAIS tempo.

Resposta Correta:

Correta Ao subir na carreira e não conseguindo um bom desempenho, é possível retornar ao ponto anterior e aguardar mais tempo.

Feedback da resposta:

A estrutura de carreira nas organizações define a sucessão de posições, sua valorização e os requisitos de acesso a elas. Quando se desenha uma carreira, desenha-se sua estrutura que pode ser: em linha, em rede, dupla paralela, paralela múltipla e em Y. A ascensão de carreira é uma “estrada” que pressupõe o desenvolvimento da pessoa. No caso de um desempenho abaixo do esperado, investe-se em treinamento, por exemplo, mas não é possível retornar ao ponto anterior e aguardar mais tempo.

Pergunta 2

0,8 em 0,8 pontos

Para diversos autores, as empresas necessitam se transformar em organizações de aprendizagem, locais onde a mudança seja uma oportunidade e onde as pessoas possam crescer à medida que trabalham. Essa mentalidade pressupõe diversas formas de aprendizagem e de compartilhamento do conhecimento, além das tradicionais. Para ampliar a perspectiva da atuação das áreas de Treinamento e Desenvolvimento nessa direção, novos conceitos foram incorporados. Com base na leitura do texto, avalie as afirmações a seguir:

I. O desenvolvimento de capital intelectual depende cada vez mais de ensino a distância, por permitir a aplicação do que foi aprendido.

II. Para diferenciar treinamento de desenvolvimento, é preciso capacitar o pessoal em competências pessoais.

III. Os programas de desenvolvimento focalizam mais facilmente indivíduos, talentos e planos de sucessão.

IV. A educação corporativa é um modelo que inclui a continuidade da aprendizagem de forma ampla na organização.

Estão corretas somente as afirmações:

Resposta Selecionada:

Correta III e IV.

Resposta Correta:

Correta III e IV.

Feedback da resposta:

Novas e velhas ferramentas de ensino-aprendizagem vão sendo testadas e utilizadas. O que ocorre atualmente é que as empresas estão buscando agregar valor aos seus investimentos em “treinamento”, vinculando a aprendizagem a metas organizacionais, seja através dos meios de educação corporativa presencial ou aprendizagem virtual. A educação corporativa tem como foco o desenvolvimento de pessoas visando, através de um processo estruturado e contínuo, atingir os resultados nos negócios.

Pergunta 3

0,8 em 0,8 pontos

A indústria de cosméticos “Sempre Bela” tem se deparado com alguns desafios: satisfação e fidelização de seus clientes; manutenção do mercado já conquistado; alcançar diferenciais perante a concorrência e manter-se atualizada em termos de desenvolvimento tecnológico.

Com base nestes desafios a empresa optou por desenvolver as competências das EQUIPES com vistas ao alcance das metas e objetivos. Roberto Dias, responsável por gestão de pessoas, decidiu implementar mentoring e coaching como estratégias e ferramentas para a formação e desenvolvimento das equipes. Ao explicar o seu plano aos demais gestores, salientou que o papel do coach e do mentor em um contexto de aprendizagem, refere-se a:

I - manter uma relação de autoridade formal com o subordinado;

II - estimular tanto o aprendizado quanto a promoção do melhor desempenho;

III - valorizar o processo e o vínculo estabelecido mais do que a meta e a tarefa.

É(São) correta(s), apenas, a(s) referência(s):

Resposta Selecionada:

Corretad. II e III

Resposta Correta:

Corretad. II e III

Feedback da resposta:

Coaching e mentoring são processos capazes de potencializar o comprometimento das pessoas com seus objetivos de desenvolvimento. Em uma organização ser um coach significa assumir um papel ao se comprometer em orientar e apoiar alguém em seu processo de desenvolvimento. Todo processo de coaching e mentoring requer a construção de relacionamentos duradouros, caracterizados pela confiança e influenciação mútua.

Pergunta 4

0,8 em 0,8 pontos

João Silva é dono de uma rede de lojas de artigos esportivos. A empresa tem uma área de Gestão de Pessoas que pode ser caracterizada como cumpridora da legislação e respeito aos direitos trabalhistas. Em virtude de um processo de expansão da empresa, João contratou uma consultoria que propôs novos serviços para a área, alinhados com a estratégia da empresa e baseados na necessidade de integração dos processos de gestão de pessoas. Para efetivar a implementação da proposta, João Silva deverá adotar as seguintes ações:

I. Reestruturar a área de gestão de pessoas, criando consultorias internas.

II. Terceirizar as funções relacionadas a Departamento de Pessoal e Recrutamento e Seleção

III. Definir e planejar as políticas e os programas de pessoal, estabelecendo parceria entre os gestores da empresa e a área de Gestão de Pessoas.

IV. Capacitar as lideranças para que possam gerenciar pessoas.

V. Transferir a responsabilidade de gerenciamento do pessoal para as chefias imediatas.

Estão corretas as afirmações:

Resposta Selecionada:

Corretad. Somente as afirmações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com