TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Artigo: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

1. A partir da definição de Chaui, diga por que a Filosofia é importante ao ser humano.

A filosofia é a arte do bem-viver, ou da vida correta e virtuosa, nos ensinando para agir com moral e ética. Estudando as paixões e os vícios humanos, a liberdade e a vontade, analisando a capacidade de nossa razão para impor limites aos nossos desejos e paixões, ensinando-nos a viver de modo honesto e justo a companhia de outros seres humanos, a Filosofia têm a finalidade de ensinar-nos a virtude, que é o princípio do bem-viver. Pois não somos apenas seres pensantes. Somos também seres que agem no mundo, que se relacionam com os outros seres humanos, com os animais, as plantas, as coisas, os fatos e acontecimentos.

2. Fale sobre o início da Filosofia.

A Palavra Filosofia é grega. É composta de duas outras philo e sophía, Philo quer dizer “amigável”, e Sophía quer dizer “sabedoria”.

A filosofia, como a entendemos hoje, tem seu início no século VI a.C, na Grécia Antiga. Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos, a invenção da palavra “filosofia”. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.

A filosofia surgiu quando alguns gregos, admiradores e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começam a fazer questionamentos e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos naturais e as coisas da natureza, os acontecimentos humanos e as ações dos seres humanos podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma.

3. Em que consistia a filosofia pré-socrática? Suas ideias permanecem hoje? Comente.

De acordo com a tradição histórica, a fase inaugural da filosofia grega é conhecida como período pré-socrático, isto é, anterior a Sócrates. Os pré-socráticos, também chamados Naturalistas, buscavam o principio (ou Arché) das coisas. Posteriormente, com a questão do princípio fundamental único entrando em crise, surge a sofística, e o foco muda do cosmo para o homem e o problema moral.

4. A Filosofia pode ser dividida em três períodos. Indique-os.

Pré-Socrático: Os filósofos que vieram antes da época de Sócrates, que investigavam a origem das coisas e as transformações da natureza. O conhecimento especulativo no período pré-socrático não se distinguia dos outros conhecimentos, como a astronomia, matemática e Física.

Período Clássico: No período clássico, a filosofia vinculou-se a um momento histórico privilegiado - o da Grécia clássica. Nesse período, que compreende os séculos 5 a.C. e 4 a.C., a civilização grega conheceu seu apogeu, com o esplendor da cidade de Atenas. Essa cidade-estado dominou a Grécia com seu poderio militar e econômico.

Adotando a democracia como sistema político, Atenas assistiu a um florescimento admirável das ciências e das artes. Foi esse período histórico que deu origem ao pensamento dos três maiores filósofos da Antiguidade: Sócrates, Platão eAristóteles.

Helenístico: O período helenístico corresponde ao final do século 3 a.C. (período que se sucede à morte de Alexandre Magno, em 323 a.C.) e se estende, segundo alguns historiadores, até o século 6 d.C. As preocupações filosóficas fundamentais voltam-se para as questões morais, para a definição dos ideais de felicidade e virtude e para o saber prático.

5. Fale sobre a importância de Thales de Mileto para a Filosofia.

Tales de Mileto foi o primeiro matemático grego, nascido por volta do ano 640 e falecido em 550 a.c., em Mileto, cidade da Ásia Menor, descendente de uma família oriunda da Fenícia ou Beócia.

Tales foi incluído entre os sete sábios da antiguidade. Estrangeiro rico e respeitável, o famoso Tales durante a sua estadia no Egipto estudou Astronomia e Geometria.

Ao voltar de novo a Mileto, Tales abandonou, passado algum tempo, os negócios e a vida pública, para se dedicar inteiramente às especulações filosóficas, às observações astronómicas e às matemáticas.

6. O teocentrismo não existe mais? Reflita criticamente.

Teocentrismo é a filosofia que considera Deus o fundamento de toda a ordem no mundo. Nesta visão, o significado e o valor das ações feitas às pessoas ou ao ambiente são atribuídas a Deus. Por mais que hoje em dia a ciência consiga provar grande parte dos acontecimentos naturais, ainda sim por muitos Deus é considerado a força maior interagindo no Universo.

7. Em que consistia a maiêutica socrática e a dialética? Elas estão presentes em nossos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com