TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Artigo: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

Comparação entre a revolução francesa e a norte americana Por Friedrich Gentz

A Revolução Francesa nunca teve um objetivo definido e em vez de avançar numa direção, dirigindo-se para o objetivo estabelecido, precipitou-se tumultuosamente em milhares de direções. Através de sua história, a Revolução norte-americana avançou para um objetivo fixo e definido.

Desde o início, os líderes da Revolução norte-americana sabiam exatamente até onde queriam ir e onde desejavam parar. Já estavam estabelecidas as constituições das diversas colônias e até a organização do governo federal, pelo menos em seus princípios. Sua finalidade não era criar a partir do nada, mas conservar o melhor do passado, não construir um novo edifício, mas livrar do antigo uma estrutura opressiva, construída por todos. Nunca lhes ocorreu reformar sequer o seu país, quanto mais o resto do mundo. Salvaram-lhe, portanto, do mas perigoso dos perigos, que em nosso tempo ameaça os criadores de qualquer revolução.

É verdade que a introdução da Declaração da Independência, publicada pelo Congresso em nome das colônias, contém uma referência aos direitos naturais e inalienáveis da humanidade, como fundamento de todo governo e que o direito do povo a mudar essa forma de governo provém, logicamente, desses direitos. Também é verdade que a maioria das Constituições Estaduais são precedidas por essas ociosas declarações de direitos, tão perigosas quando aplicadas e a partir das quais tanta infelicidade caiu sobre a França e sobre o resto do mundo civilizado. Mas aqueles que estudaram a Revolução Norte-americana concordam firmemente que os norte-americanos admitiam que idéias especulativas sobre os direitos naturais não tivessem uma conseqüência visível nas medidas práticas e nas revoluções. Faziam estas declarações apenas para justificar seus primeiros passos, mas depois destes, as idéias especulativas não tinham sobre eles uma influência marcante. Nunca, em todo decorrer da Revolução Norte-americana, apelou-se para os direitos do homem, de maneira a colocar em perigo os direitos do cidadãos. Nunca a soberania do povo foi empregada como uma desculpa para solapar o respeito devido às leis ou ao fundamento da estabilidade social. Em caso de algum indivíduo, uma classe social ou os representantes de um estado apelaram para uma declaração de direitos , como justificação para esquivar-se de uma obrigação , ou repudiar a obediência de um administrador comum . Finalmente, Nenhum legislador ou estadista na América tentou solapar a legalidade de constituições estrangeiras , o estabelecer a relação norte-americana como precursora de uma nova era para a sociedade em todo o mundo.

O contraste entre os objetivos da revolução francesa e da norte-americana caracterizou-se pela extrema precisão de objetivos e portanto, de princípios e meios através de sua duração. Enquanto a revolução francesa tinha objetivos estabelecido imprecisamente e, portanto , meios de atingir estes objetivos , mudavam constantemente os princípios utilizados para justificar a ação . Mais de uma vez , a Historia da revolução prova isso , mas este desenvolvimento não deve surpreender alguém que tenha pensado a respeito da origem e da natureza da revolução. Pois assim que se dá um passo totalmente fora das fronteiras dos direitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com