TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Dissertações: Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  1.074 Visualizações

Página 1 de 2

1-“O mundo oscila entre a indiferença e a intolerância. A simpatia parece ter desaparecido. [...] Não nos escutamos mais, não nos enxergamos mais [...] Já não se trata da recusa da solidariedade com o outro, mas da recusa do outro [...] a recusa da diferença [...] a negação de qualquer autonomia ou diversidade.”

O texto acima fala de uma realidade em que diferentes valores foram esquecidos. Associe os conceitos abaixo com as suas definições:

a) Comunidade

b) Cultura

c) Diversidade

d) Solidariedade

e) Empatia

( ) Hábitos e costumes compartilhados no convívio social.

( ) Grupo de pessoas que convivem e se relacionam de maneira mais próxima.

( ) Relação de responsabilidade entre pessoas unidas por interesses comuns.

( ) Diferença, algo que não é igual, multiplicidade.

( ) Capacidade de se colocar no lugar do outro.

2) “Isto sabemos. todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família [...] Tudo o que acontece com a Terra, acontece com os filhos e filhas da Terra. O homem não tece a teia da vida; ele é apenas um fio. Tudo o que faz à teia, ele faz a si mesmo.”

O texto acima se refere à ligação existente no mundo. Tudo está interligado, formando a teia da vida. Sobre a metáfora da teia da vida, é possível dizer que:

a) a teia da vida nos mostra uma ligação utópica entre as pessoas, não existe a possibilidade de acontecer em uma sociedade individualista.

b) a teia representa a nossa ligação com pessoas, não tem a ver com a nossa relação com o ambiente, a natureza, a flora e a fauna.

c) apesar de termos relações com vários elementos naturais, seres vivos e com outras pessoas, esse vínculo não afeta quem somos ou deixamos de ser.

d) a inter-relação existente na teia da vida determina toda a estrutura da teia, portanto todas as partes dela resultam da união com outras partes.

e) a teia representa muito bem a ligação existente na natureza, muito diferente daquilo que acontece com os seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com