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Filosofia

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Por:   •  12/3/2015  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

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exto para as questões de 26 a 30:

Há, na prática democrática e nas idéias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Dizemos que uma sociedade - e não um simples regime de governo - é democrática, quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos. (Marilena Chauí. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995, p. 430 (com adaptações).

QUESTÃO 26

Tendo em vista os assuntos abordados no texto, bem como as noções de democracia, ética e política, assinale a opção correta.

A - Timocracia, na Grécia antiga, é o mesmo que Monocracia, pois ambos os termos se referem ao governo unificado.

B - Na democracia grega antiga, mulheres, escravos, estrangeiros, pessoas de classe social inferior, simples soldados e camponeses pobres não participavam dos benefícios da cidadania.

C - Oligarquia é a forma de governo que reúne os melhores cidadãos para o exercício do governo.

D - Na ética a Nicômaco, Aristóteles entende que a melhor constituição de governo é a democracia e a pior é a monarquia.

QUESTÃO 27

Com relação ao confronto entre doutrinas democráticas, assinale a opção correta.

A - A democracia iniciou-se na Grécia antiga, como ideal do melhor governo, e continua com a mesma estrutura até hoje.

B - Fascismo, nazismo e integralismo são doutrinas socialistas totalitárias, opostas ao moderno sentido de democracia.

C - O contrário de democracia é a plutocracia, em que há o governo dos melhores e a preponderância dos ricos.

D - O marxismo não é uma doutrina comunista e sim, socialista, pois Karl Marx estudou uma doutrina sobre o bem-estar da sociedade.

QUESTÃO 28

Com relação à autonomia e à liberdade, assinale a opção correta.

A - Para Kant, a liberdade é a dependência do querer da causalidade fenomênica e a sua capacidade de determinar-se pela pura razão, isto é, em desobediência à lei moral.

B - Para Sartre, porque a essência precede a existência, o homem é totalmente livre, sendo tal qual ele projetou ser.

C - Tendo em vista a liberdade de pensamento e de ação, um indivíduo pode pensar mal do outro sem razão suficiente, mas não pode suspeitar.

D - Para Hegel, a liberdade é a autodeterminação da subjetividade, que implica uma vontade livre não apenas em si (no sentido geral), mas para si (no sentido individual).

QUESTÃO 29

Com relação ao correto uso da moral, assinale a opção correta.

A - O saber ético trata do agir do ser humano, tendo em vista qualquer fim que se proponha a executar materialmente.

B - Segundo o pensamento aristotélico-tomista, a ciência moral considera as ações

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