TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Casos: Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE AVALIATIVA SOBRE OS PRÉ-SOCRÁTICOS

Texto: FORNECIDO PELOS ALUNOS QUE APRESENTARAM O SEMINÁRIO

1. Quais as motivações para que a Filosofia tenha surgido (nascido) fora da península grega, mais especificamente em Mileto?

Depois da escola jônica, fundada por Tales de Mileto 624 - 546 a.e.c., a qual dera origem à filosofia grega, segue cronologicamente, pela ordem de antiguidade, a escola Itálica ou pitagórica, fundada por Pitágoras de Samos 570-496 a.e.c. A escola se diz pitagórica, no sentido de que foi fundada por Pitágoras, mas também se fez conhecida como escola itálica, porque surgida na Itália.

A denominação escola itálica desde logo a localiza geograficamente e a diferencia claramente da escola jônica. De outra parte, porém, não demorou a aparecer na própria Itália a escola eleática, ou de Elea. Assim sendo, melhor se apresenta o nome escola pitagórica, até mesmo porque depois se difundiu para todo o mundo helênico. O pitagorismo se destacou pelo seu racionalismo, em contraste com a moderação da escola jônica.

Sempre foi evidente, que a razão marcha mais para longe que o nível de conhecimento atingido pelos sentidos, estes limitados à superfície experimentável dos objetos. Os sentidos têm como objeto as qualidades sensíveis, em função às quais se diz haver a matéria. Enquanto os sentidos têm, - como se disse -, por objeto a matéria sensível, o pensamento opera em termos de verbo ser, afirmando é, e não é. Ou simplesmente, dizendo - sim, e não.

Discute-se, - até onde vai este conhecer racional da mente? Empiristas (ou positivistas) e racionalistas discordam sobre esta dimensão do pensamento. Em cada caso as discordâncias são, ora mais radicais, ora menos. Há um empirismo que permanece apenas nos sentidos; este é; o sensismo, o qual reduz o pensamento a apenas uma sensação subtilizada. E há um empirismo, - e este é o mais frequente, - que admite a especificidade do pensamento. Todavia este empirismo somente atribui valor ao pensamento enquanto apreende os objetos da experiência.

2. Descreva as principais inquietações e idéias dos primeiros filósofos gregos.

Período Naturalista pré-socrático, em que o interesse filosófico é voltado para o mundo da natureza.

O primeiro período do pensamento grego toma a denominação substancial de período naturalista, porque a nascente especulação dos filósofos é instintivamente voltada para o mundo exterior, julgando-se encontrar aí também o princípio unitário de todas as coisas; e toma, outrossim, a denominação cronológica de período pré-socrático, porque precede Sócrates e os sofistas, que marcam uma mudança e um desenvolvimento e, por conseguinte, o começo de um novo período na história do pensamento grego. Esse primeiro período tem início no alvor do VI século a.C., e termina dois séculos depois, mais ou menos, nos fins do século V.

Surge e floresce fora da Grécia propriamente dita, nas prósperas colônias gregas da Ásia Menor, do Egeu (Jônia) e da Itália meridional, da Sicília, favorecido sem dúvida na sua obra crítica e especulativa pelas liberdades democráticas e pelo bem-estar econômico. Os filósofos deste período preocuparam-se quase exclusivamente com os problemas cosmológicos. Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que está sujeito, é a grande questão que dá a este período seu caráter de unidade. Pelo modo de a encarar e resolver, classificam-se os filósofos que nele floresceram em quatro escolas: Escola Jônica; Escola Itálica; Escola Eleática; Escola Atomística.

3. Enumere descrevendo os principais elementos do pensamento de Tales.

Tales de Mileto, fenício de origem, é considerado o fundador da escola jônica. É o mais antigo filósofo grego. Tales não deixou nada escrito mas sabemos que ele ensinava ser a água a substância única de todas as coisas. A terra era concebida como um disco boiando sobre a água, no oceano. Cultivou também as matemáticas e a astronomia, predizendo, pela primeira vez, entre os gregos, os eclipses do sol e da lua. No plano da astronomia, fez estudos sobre solstícios a fim de elaborar um calendário, e examinou o movimento dos astros para orientar a navegação. Provavelmente nada escreveu. Por isso, do seu pensamento só restam interpretações formuladas por outros filósofos que lhe atribuíram uma idéia básica: a de que tudo se origina da água. Segundo Tales, a água, ao se resfriar, torna-se densa e dá origem à terra; ao se aquecer transforma-se em vapor e ar, que retornam como chuva quando novamente esfriados. Desse ciclo de seu movimento (vapor, chuva, rio, mar, terra) nascem as diversas formas de vida, vegetal e animal. A cosmologia de Tales pode ser resumida nas seguintes proposições: A terra flutua sobre a água; A água é a causa material de todas as coisas. Todas as coisas estão cheias de deuses. O imã possui vida, pois atrai o ferro.

Segundo Aristóteles sobre a teoria de Tales: elemento estático e elemento dinâmico. Elemento Estático - a flutuação sobre a água. Elemento Dinâmico - a geração e nutrição de todas as coisas pela água. Tales acreditava em uma "alma do mundo", havia um espírito divino que formava todas as coisas da água. Tales sustentava ser a água a substância de todas as coisas.

4. Enumere descrevendo os principais elementos do pensamento de Pitágoras.

Para Pitágoras e seus seguidores, a Natureza é constituída de um sistema de relações e proporções matemáticas derivadas da Unidade (que ele concebia como sendo o número 1 e a figura geométrica ponto). Desta, surgia a oposição entre números pares e ímpares que se desdobravam em figuras geométricas como superfície e volume para produzir a realidade visível. As várias combinações entre estes elementos apareciam aos nossos sentidos como qualidades contrárias, como quente-frio, seco-úmido, claro-escuro, duro-mole, etc.

Segundo Pitágoras, o pensamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com