TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Artigo: Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

tes do ensino básico e secundário. Tendo em conta a filosofia do site e que assenta na divulgação de trabalhos produzidos pelos estudantes, os mesmos são publicados exactamente como nos são entregues, com as suas falhas, incorrecções e virtudes. Solicitamos, contudo, que nos sejam enviados apenas trabalhos com boas classificações.

Se também tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word através do Formulário de Envio de Trabalhos pois só assim o nosso site poderá continuar a crescer.Este trabalho tem como objectivo congregar dois temas “ Problemas da cultura científico-tecnológica” e “Filosofia do sentido” contendo também uma abordagem sobre o que é a filosofia. Quanto ao primeiro tema, e dentro do subtema “bioética” tratar-se-á do subtema “Eutanásia”.

A bioética, tem como significado etimológico bios (vida) e ethos (costumes). A bioética é uma ciência aplicada que consiste na reflexão dos procedimentos morais implicados no decorrer da aplicação das tecnociências biomédicas.

A bioética envolve áreas que vão desde a deontologia e da ética médica que dizem respeito a problemas relacionados com o direito dos homens à “ecoética” ou “ética ambiental” que tem a ver com a filosofia da natureza.

A ética aplicada distingue-se da ética teórica medida em que a segunda preocupa-se mais com as questões propriamente formais - argumentos éticos. A ética aplicada trata questões que se precedem com outras disciplinas (genética e biotecnologia, por exemplo) tendo também influencia em temas como a manipulação genética ou preservação da vida de outras espécies.

Os problemas que a bioética debate são originários de interacções humanas na sociedade, sendo, pois, resolvidos sem a recorrência do principio filosófico chamado de “principio de autoridade”. O ser humano é considerado cognitiva e eticamente competente para que se dê a reflexão ética.

A bioética tem três funções: a descritiva, a normativa e a protectora. Aqui se encontram algumas definições dadas por alguns Filósofos:

"Eu proponho o termo Bioética como forma de enfatizar os dois componentes mais importantes para se atingir uma nova sabedoria, que é tão desesperadamente necessária: conhecimento biológico e valores humanos.” (Van Rensselaer Potter, Bioethics. Bridge to the future. 1971)

“Bioética é o estudo sistemático das dimensões morais - incluindo visão moral, decisões, conduta e políticas - das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar”.(Reich WT. Encyclopedia of Bioethics. 2nd ed. New York; MacMillan, 1995: XXI).

“A palavra ‘bioética’ designa um conjunto de pesquisas, de discursos e práticas, via de regra pluridisciplinares, que têm por objecto esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e a aplicação das tecnociências biomédicas. (...) A rigor, a bioética não é nem uma disciplina, nem uma ciência, nem uma nova ética, pois sua prática e seu discurso se situam na intersecção entre várias tecnociências (em particular, a medicina e a biologia, com suas múltiplas especializações); ciências humanas (sociologia, psicologia, politologia, psicanálise...) e disciplinas que não são propriamente ciências: a ética, para começar; o direito e, de maneira geral, a filosofia e a teologia. (...) A complexidade da bioética é, de fato, tríplice. Em primeiro lugar, está na encruzilhada entre um grande número de disciplinas. Em segundo lugar, o espaço de encontro, mais o menos conflitivo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com