TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Ensaios: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  2.797 Palavras (12 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 12

1) Pesquisar e apresentar modelos e práticas de Responsabilidade Social das Empresas, sob o enfoque do trabalho, ambiente, mercado e comunidade e discutir a respeito da conduta das empresas e dos trabalhadores. Observação: Não basta dizer que a empresa faz ações, há a necessidade de detalhar a ação promovida pela empresa. (Mínimo de 6 empresas)

Sony: A Sony reconhece a importância e a necessidade de preservar o meio ambiente para as futuras gerações, há muito tempo, considera que as questões ambientais precisam ser incorporadas às suas atividades. Por isso, através dessa pesquisa, foi descoberto que em 1990 a sony anunciou sua política de conservação ambiental e estabeleceu um comitê para o tema.

Este programa tem estabelecido metas desafiadoras, consideradas de médio prazo, procurando combinar inovação tecnológica e boas práticas, sempre baseadas em sua Visão Ambiental.

Jequiti: A empresa Jequeti trabalha com o que tema abordada Responsabilidade Social Empresarial. Desta forma, a gestão da empresa não é direcionada apenas para o cumprimento de interesses de seus acionistas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral. São os chamados stak, todas as pessoas e organizações que de alguma forma se relacionam com a empresa. A chamada Responsabilidade Social Empresarial é uma forma de gestão ética, responsável e transparente que tem a organização com seus stakeholders, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Ser ético e transparente quer dizer conhecer e considerar seus stakeholders objetivando um canal de diálogo, discussão e consenso, com uma conduta direcionada a Responsabilidade Social, a empresa contribui para o desenvolvimento de uma sociedade justa e saudável, além de obter diversas vantagens competitivas que melhorarão a sua imagem, desenvolvimento e resultado. Há uma série de resultados positivos que a empresa pode ter, como por exemplo:

- Estratégia de valorização das ações da empresa (agregação de valor), melhorando a reputação da empresa.

- Retenção de talentos e aumento de produtividade, pois as ações são focadas nos colaboradores e nos seus dependentes. Com o objetivo de satisfazê-los. A capacitação profissional dos membros da comunidade e empregados da empresa estão inseridas neste contexto.

- Proporcionar o status para a empresa de "socialmente corretos".

- Definir novas formas de inserção na comunidade, pois sempre está aprimorando suas relações com a sociedade e atuando no desenvolvimento local, junto com outras entidades comunitárias e o próprio governo.

- A empresa, mediante suas ações, ajuda seus colaboradores a se a tornarem verdadeiros cidadãos e contribui para a promoção da cidadania na sociedade e na comunidade.

- A empresa investe em programas de educação e preservação do meio ambiente, e consequentemente, torna-se uma difusora de valores e práticas ambientalistas.

Concluindo, a Responsabilidade Social Empresarial melhora a comunicação da empresa com a sociedade por uma simples razão: a partir do momento em que a empresa está convencida do seu papel social e se orienta para a melhoria contínua dessa sociedade, este esforço resulta apenas num constante fortalecimento, que aumenta e reforça o seu conceito junto dessa mesma sociedade.

Natura: O conceito de cosmético sustentável, difundido no Brasil na última década, vai além do produto em si e envolve todo o processo de produção. O uso de insumos unicamente orgânicos, por exemplo, é um dos critérios para a classificação dos cosméticos como parte da linha sustentável e esse recebe ainda outro diferencial: os insumos rastreados, que ajudam não só as pessoas que utilizam desses produtos mais em geral, por ter um ambiente sustentável, afetando menos a vida das pessoas.

Nestlé: A empresa sempre desenvolveu iniciativas sociais, entre as iniciativas voltadas à comunidade, cultura, educação e meio-ambiente, destacam-se: Projeto Nutrir- é uma iniciativa de prevenção da obesidade e da desnutrição de crianças e adolescentes que tem como pilares conceituais a nutrição, a educação e a atividade física. Tem como missão a promoção de hábitos alimentares saudáveis e o cuidado com o meio ambiente para crianças e adolescentes em municípios onde há unidades Nestlé. Viagem Nestlé pela Literatura- O projeto surgiu em consequência do concurso cultural promovido pela Nestlé, aberto a todas as escolas de ensino médio do Brasil.

Intel: A Intel depende da capacidade de seus funcionários para criar e inovar em tecnologia, nos negócios e em suas comunidades. Por isso, uma das prioridades da empresa é investir recursos significativos no treinamento e desenvolvimento dos funcionários, em um excelente lugar para trabalhar, iniciativas de diversidade e em programas que permitam aos funcionários serem voluntários em escolas locais e organizações sem fins lucrativos. A Intel depende da capacidade de seus funcionários para criar e inovar em tecnologia, nos negócios e em suas comunidades. Por isso, uma das prioridades da empresa é investir recursos significativos no treinamento e desenvolvimento dos funcionários, em um excelente lugar para trabalhar, iniciativas de diversidade e em programas que permitam aos funcionários serem voluntários em escolas locais e organizações sem fins lucrativos. A empresa também busca melhorar o desempenho da eficiência no consumo de energia de seus produtos e colabora com outras pessoas para desenvolver meios inovadores de aplicar a tecnologia para enfrentar os desafios de sustentabilidade em longo prazo.

Marisa: A Companhia procura incorporar às suas atividades ações que levem em consideração princípios éticos e de responsabilidade social, como a distribuição de um manual com orientações específicas para pessoas portadoras de deficiência para a utilização em suas lojas, em seu escritório central e na Club S.A. Atualmente, a Companhia não possui uma política de responsabilidade social, porém, participa de eventos sociais pontuais com determinadas entidades, como por exemplo, parcerias com a Associação Meninos do Morumbi, entidade que busca recolocar no mercado, jovens de baixa renda; a Associação Nova Projeto, entidade que capacita Portadores de Deficiência Mental e Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo.

2) Falar em Educação Especial é tocar em um assunto polêmico. Isso porque a educação de pessoas com algum tipo de necessidade especial já passou por diversas fases: exclusão, marginalização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com