TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Trabalho Escolar: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

Hoje estamos no século XXI vivendo na hera da tecnologia onde todos podem ter acesso a diferente tipo de noticias e curiosidade devido à internet. Com isso podemos ver a evolução da mentalidade da sociedade muita mais preocupada com a realidade vivida e mais atenta a corrupção por todo o mundo tanto da parte financeira, com desvio de verbas como na moral e conduta das pessoas que o fazem.

Desde muito cedo percebemos e comprovamos que o homem à partir de seu surgimento vive rodeado de normas e leis tudo isso devido ser humano conviver com outras pessoas, ou seja, essas leis que vivemos e seguimos hoje seria somente um complemento do que a moral e a justiça de fato automaticamente criaram.

“A reflexão sobre a justiça tem de partir de constatações simples, mas de grande riqueza para a elaboração de princípios firme para nortear a aplicação da lei, a legislação e a revolução social. Dizemos assim porque muitas vezes temos de trabalhar com leis iniquas, oriundas de poderes discricionários de minorias espoliadoras, mas serão essas leis, trabalhadas pela nossa interpretação alternativa, que vão fazer justiça, uma justiça particular, pequena, homeopática, mas que, pelo menos nesses casos, se norteia por princípios substantivos. Falamos de legislação, entendida ela como a tarefa de elaboração das leis num sistema social não democrático para remedia-lo ou corrigi-lo, ou a tarefa de nortear as novas leis emergentes de uma transformação de funda em dada sociedade. Finalmente a justiça poderá ser nortear de uma revolução onde haja uma mudança significativa no poder econômico e político”. (AGUIAR, 1987,p.50)

Estamos evoluindo, isso é algo notório mas voltando um pouco no tempo podemos perceber que um filosofo muito questionado por sinal Maquiavel dizia em sua obra O PRINCIPE que “os fins justificam os meios”.Com isso podemos dizer que os Estados formulam suas leis para seus interesses e acabam fazendo somente uma maquiagem com as leis básicas para a sociedade proletariado ? E do nossa constituição qual a falha que você acha aburda que poderia sofrer mudanças?

Questão 2

“Quando tentamos entender a justiça não mais como neutra nem como dependente de uma ordem natural, fundante temos de forçosamente, encara-la como fruto das contradições, das lutas e das conquistas que se vão se dando transcorrer da historia”. ( pg 51)

Essa e uma frase de que pode ser definida como sendo realmente do século XXI, pois deixar de lado o ético e a moral e aplicar de vez o que estas acontecendo no dia-a-dia.

Sabe-se que a ética a justiça e o direito se interligam. E que um princípio muito importante para evitar que o direito segue aplicado de forma positiva seria desenvolver mais a ética. Você acredita que se aplica mais a ética na formação da sociedade poderíamos evitar a criação de leis para tal problema. E qual maneira poderia ser implantada ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com