TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Artigos Científicos: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera Uniderp

Centro de Educação a Distância

Serviço Social – 2º Semestre

Tutora Presencial:

Professor AED:

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL; SOCIOLOGIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

Grajaú - MA

2014

Universidade Anhanguera Uniderp

Centro de Educação a Distância

Serviço Social – 2º Semestre

Acadêmica

Taís RA: 9750445694

Grajaú - MA

2014

Sumário

1. Postura exigida pelo Código de Ética do Assistente Social.......................................4

2. Os desafios da Sustentabilidade no contexto social do século XXI..........................5

3. Deveres do Assistente Social diante da Ética e do Meio-ambiente..........................7

4. Referências....................................................................................................................8

1. Postura exigida pelo Código de Ética do Assistente Social

Com o seu último código de ética, datado de 1993, o serviço social garantiu e buscou ampliar as conquistas profissionais impressas no código anterior. Ou seja, a revisão do código profissional de 1986, que deu origem ao de 1993. As mudanças ocorridas na profissão foram embasadas na necessidade de acompanhar as transformações econômicas, políticas e sociais da realidade brasileira. Desta forma, o Código de Ética de 1993 é ímpar na adesão e identificação da categoria.

Assim sendo, esse último código de ética representa a direção dos compromissos assumidos pelo Serviço social nas últimas décadas do seu percurso histórico, o projeto ético-político hegemônico, pode-se nele observar claramente uma perspectiva crítica à ordem econômica social estabelecida e a defesa dos direitos dos trabalhadores.

O Código de 1993 é situado como um segmento do projeto ético-político, internalizando seu conteúdo, face a consolidação desse projeto profissional no adverso contexto social.

É possível afirmar, então, que o código de 1993 firmou importantes valores e diretrizes para o exercício profissional no que diz respeito a formação de uma sociedade humanizada, justa e sustentável, que se colocam de forma divergente daqueles que, atualmente, vêm sendo propagados e efetivados em alinhamento com a ordem econômica internacional. Com isso objetiva-se dizer que, na atualidade, a perspectiva hegemonicamente expressa no código de ética profissional do Serviço Social, diferentemente do que é marcante na maior parte da sua história, coloca-se em contraposição com os interesses e valores prevalecentes na ordem do capital.

Em fim, diante de um contexto histórico marcado por profundas transformações, o Serviço Social atualmente se depara com constantes desafios que são frutos de um sistema sócio econômico que possui reflexos de um longo processo de regime ditatorial. Nesse sentido, é interessante atentar-se que os desafios postos à profissão de Serviço Social são todos ligados ao enfrentamento da questão social. O Código de Ética de 1993 possui elementos, que são considerados positivos para as relações entre os sujeitos inseridos na realidade social.

A ética profissional e a aplicabilidade da ética geral no campo dos exercícios profissionais; o sujeito tem que estar convicto de princípios e valores inerentes ao ser humano para vivenciá-los no seu processo laboral, é um modo particular de objetivação da vida ética, em que suas particularidades se inscrevem na relação complexa que legitimam a profissão e a divisão sócio técnica do trabalho.

Os desafios a serem enfrentados pela profissão de Serviço Social estão todos ligados à questão social. Nas reflexões aqui postas, convém frisar a importância da atuação do profissional do Serviço Social, baseado nas perspectivas que estão preconizadas no Código de

Ética dos Assistentes Sociais de 1993. Vale ressaltar que em meio a todo esse processo dialético, o profissional está inserido no contexto social e seu pilar central é a ética profissional, o Código de Ética é quem norteia os Assistentes Sociais. Com as modificações sofridas, o Código de Ética de 1993 passa a ter um caráter político, levando em consideração princípios como liberdade, cidadania, equidade, justiça social entre outros.

Por isso, o profissional tem que ter conhecimento de todas essas transformações, para saber como intervir no âmbito de sua prática. Através das observações com os Assistentes Sociais, percebe-se que se a questão não for pensada desta forma, todo saber profissional que se apresenta em nome da ética estará, por definição, negando os seus princípios mais elementares.

2. Os desafios da Sustentabilidade no contexto social do século XXI

Falar de sustentabilidade hoje significa analisar o cruzamento entre as variáveis físicas (ambientais, infra-estruturais e urbanísticas), sociais (econômicas, culturais e existenciais), ecológicas (ecológica mental, ecologia social, ecologia do meio ambiente) e as questões relativas à segurança do cidadão desde a perspectiva das problemáticas do sujeito. Portanto, trata-se de um conjunto de variáveis, todas elas interconectadas demandando por esta razão uma série de ações coordenadas.

Nas atuais condições do planeta, sustentabilidade implica ao mesmo tempo rever noções tais como “desenvolvimento”, “modernização”, “mercado mundial” e "bens de consumo" . Por este motivo, não é uma questão apenas de “relação com a natureza”, mas principalmente de manejo inteligente tanto dos recursos naturais quanto dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com