TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Monografias: Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  2.907 Palavras (12 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 12

Em novembro de 2004 encerramos com bastante sucesso o último EnFEFE, cinco meses após esta realização já contabilizávamos o envio de 114 novos trabalhos candidatando-se a participarem deste IX EnFEFE que aqui temos o prazer de apresentar.

O evento vem sendo organizado pelo Departamento de Educação Física da Universidade Federal Fluminense desde o ano de 1996, e as temáticas escolhidas no decorrer desses anos priorizam as demandas do professor de educação física que está nas escolas.

Se inicialmente tivemos como meta, atingir os professores de educação física do Estado do Rio de Janeiro, logo percebemos que a cada ano se alterava o perfil dos que participavam do encontro. Com mais precisão, verificamos que foi a partir da sua quarta versão que houve uma significativa mudança, seja observando os freqüentadores, mas principalmente naqueles que também visavam apresentar, na forma de temas livres, suas investigações no campo da educação física escolar. Atualmente, podemos afirmar que o EnFEFE passou a ser um encontro de proporções bem mais amplas, podendo mesmo ser incluído no calendário nacional de eventos da área de educação física. Acreditamos que esta respeitabilidade foi possibilitada não só pela qualidade do que temos conseguido apresentar mais também pela ousadia de lutarmos contra a lógica mercadológica que orienta grande parte dos eventos acadêmicos.

A Universidade pública brasileira tem sido palco de cruéis tentativas de descaracterização das suas principais funções, não sendo poucas as tentativas de enfraquece-la perante a opinião pública. Passa-se a impressão que através de reformas como as que atualmente se discutem, teríamos enfim resolvido os problemas da educação brasileira. Procuramos no EnFEFE manter uma coerência ideológica seguindo princípios norteadores que nos levam sempre a por em questão importantes reflexões sobre o que está ocorrendo na sociedade brasileira, aliando isso ao estreitamento das relações entre a atuação dos professores que lecionam no Ensino Básico e a dos que estão preocupados com a produção acadêmica. O EnFEFE se apresenta como único no estado do Rio de Janeiro voltado exclusivamente para o tema da Educação Física Escolar, sua importância pode ser confirmada pelo aumento do número de pessoas que nos procuram a cada ano. Indo além, baseado na leitura das avaliações constantes nos anais anteriores, verificamos que o crescimento não só pode ser creditado ao aspecto quantitativo, mas também pelo aspecto qualitativo.

Se nos reportarmos ao que ocorreu nas versões anteriores, verificamos que nos três primeiros congressos os inscritos não passavam de 70, e os trabalhos selecionados não ultrapassavam 25. No ano de 2004 ultrapassamos o número de 637 inscrições, que foram preenchidas com um mês de antecedência, neste ano de 2005, ousadamente ampliamos o numero de vagas, e após quatro semanas de serem abertas as inscrições, já tínhamos esgotado o numero destinado aos acadêmicos. É importante lembrar que o teor das nossas discussões privilegia os professores já licenciados que estão atuando ou gostariam de atuar nas escolas, porém, a cada ano que passa, verificamos a grande procura dos acadêmicos pela discussão temática que empreendemos.

A fixação do EnFEFE no cenário dos congressos de educação física acabou ocorrendo tal qual tinha sido previsto nas palavras do prof. Dr. Victor Andrade Melo que em 1998 foi o responsável pela avaliação do evento. Naquele momento ele apontava que a estrutura do EnFEFE deveria servir de exemplo, ampliando-se a nível nacional, e que outros congressos deveriam ser capazes, tal como o EnFEFE de vir a “atender aos mais diversos públicos, de acordo com os mais diversos níveis de discussão, organizando mecanismos que possam apresentar alternativas aos eventos de caráter exclusivamente mercadológico”. Esse último modelo de congresso que naquele momento já se apresentava bastante numeroso, certamente na sua formatação inviabilizava-se o acesso à grande massa dos freqüentadores do EnFEFE, que são os professores que atuam na da rede pública. Merece registro que uma das preocupações da organização é no sentido de procurar datas para a realização do evento que fossem coincidentes com a do recesso do meio de ano, possibilitando assim a presença maciça dos professores, sem que houvesse interferência na vida profissional.

Por questões operacionais, neste ano de 2005, tivemos que selecionar 88 trabalhos e, mantendo nossa tradição, publicamos o conteúdo deles na forma de anais. Também constam nestes anais os textos escritos que subsidiaram as palestras que foram desenvolvidas nas mesas temáticas. Lembramos que é de total responsabilidade dos autores o que foi escrito não havendo qualquer tipo de alteração imposta pela comissão científica. À editoração dos anais cabe apenas a formatação gráfica, sem nenhuma correção/alteração dos textos recebidos. Foi-nos também impossibilitada a inclusão do texto da palestra de abertura (prof. Dr. Waldyr Lins de Castro) na versão impressa dos anais, mas ela estará disponível nas versôes eletrônicas dos Anais.

Consideramos a escola de Ensino Básico, e mais particularmente, a escola pública como um fórum que deva ser privilegiado na luta por uma sociedade mais justa, crítica e reformadora. Entendemos ser fundamental nos empenharmos na preservação da escola pública e gratuita e trabalhar para a melhora da sua qualidade. Essa é a orientação que vem norteando as atividades do programa de pós-graduação na Universidade Federal Fluminense, que além do EnFEFE, tem um curso Lato Senso, também na área de Educação Física Escolar.

O EnFEFE de 2005 privilegia como tema central a formação do licenciado, assunto bastante atual, pois todos estabelecimentos de formação de professores de educação física do país estão sendo desafiados a adequação de seus currículos as novas diretrizes, mas principalmente às novas demandas da sociedade no que toca a educação física na escola. Fica também registrado nesses anais a proposta que norteará o projeto pedagógico do que pretendemos vir a ter como curso de licenciatura em educação física na UFF. O evento foi organizado para ser realizado em três dias, foram convidamos professores com renomada competência sendo privilegiado o chamado de especialistas na temática central. A constituição das mesas levou em conta serem professores que estão ou estiveram envolvidos nas questões referentes ao tema central do EnFEFE.

Não poderíamos deixar de registrar o agradecimento aos professores responsáveis por grupos de pesquisas que vem incentivando seus alunos a apresentarem trabalhos no ENFEFE, como também à Pró Reitoria de Extensão, ASCOM, a direção do Centro de Estudos Geraes, Faculdade de Educação e de Letras da UFF, estendendo a todos que de uma forma direta ou indireta possibilitaram a efetivação de mais um EnFEFE.

Bom proveito,

Edmundo de Drummond Alves Junior

Coordenador do IX EnFEFE

PROGRAMAÇÃO

Dia 29 de Julho – Sexta-Feira

Auditório da Faculdade de Educação

17:00h – Credenciamento

19:00h – Solenidade de Abertura

19:30 / 21:30h – Palestra : “Proposta de licenciatura para a UFF ”

Prof. Dr. Waldyr Lins de Castro - UFF

Dia 30 de Julho – Sábado

Auditório da Faculdade de Educação

08:00 / 10:00h – Mesa Redonda : “Orientando a formação, diretrizes currículo ”

Diretrizes – Prof. Dr. Helder Guerra de Rezende - UGF

Currículo – Profª Dra. Gelta Terezinha Xavier - UFF

Salas de aula da Faculdade de Letras

10:15 / 12:10h – Temas Livres

12:10 / 14:30h – Almoço e Espaço Cultural

Auditório da Faculdade de Educação

14:30 / 17:10h – Mesa Redonda: “Críticas e propostas à formação de licenciado ”

O que se discute na UFRJ - Prof. Ms. Waldyr Mendes Ramos – UFRJ

O que se discute na UERJ – Prof. Ms. Guilherme Locks Guimarães - UERJ

Investigando as licenciaturas no RJ – Profa. Esp. Alícia L. Fernandes SEC-RJ

Salas de aula da Faculdade de Letras

17:20 / 20:35h – Temas Livres

Dia 31 de Julho – Domingo

Auditório da Faculdade de Educação

08:30 / 11:10h – Mesa Redonda: “Críticas e propostas à formação do licenciado ”

O que ser dito sobre a formação – Prof. Esp. Orlando G da Silva - SEC-RJ

O que se discute na Universidade Rural – Profa Ms.Amparo Cupolillo – UFRRJ

O que sugerir a partir do que se tem e o que se pode ter – Prof. Dr. Hajime T Nozaki - UFJF

11:15/ 13:30h – “Avaliação do Encontro” – Prof. Ms. Luiz Otávio Neves Mattos, Dr. Paulo C.R. Carrano

13:30h – “Encerramento / Confraternização”

ÍNDICE

A ação pedagógica do professor de educação física diante do envelhecimento e do consumo em tempos de capitalismo 1

Sérgio Gustavo Alves

A aids/hiv na escola, as possíveis contribuições da educação física perante esse novo desafio 4

Walk Loureiro e Kenia dos Santos Francelino Loureiro

A avaliação antropométrica na escola: mais que uma abordagem anátomo-fisiológica 7

Vagner Maia Brandão

A capoeira na escola 11

Silvia Cristina da Silva Nogueira

A complexa identificação da educaçâo física escolar: Experiências da prática de ensino I da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro 14

Patrick Gaigher Bermudes e outros

A correlação entre dermatoglifia e maturação e a sua utilização na educação física escolar 18

Ignácio Antônio Seixas da Silva e outros

A dança afro-brasileira como conteúdo da educação física escolar na construção da identidade racial dos alunos afro-descendentes do ensino fundamental 23

Gilberto de Oliveira

A dança na escola: uma proposta para a educação física escolar 27

Luciana Santos Collier

A educaçao inclusiva e a formaçao do professor de educaçao física 30

Aline de Oliveira Barba e Eliane Vilanova da Silva Gomes

A escalada na escola 34

Bruna Nascimento Silva Lombardo e outros

A formação do professor de educação física, o jogo e a alfabetização 37

Vanessa Ferreira dos Santos e outros

A formação em educação física: em busca de uma integração entre escola e lazer 40

Edson Farret da Costa Júnior e outros

A imagem e o esquema corporal na formação do ser pluridimencional 43

Fernanda Soares Correa e Célio de Almeida Garcia Jr.

A importância da educação física nas fases de alfabetização 46

Alba Valéria de Oliveira e outros

A importância do brincar na educação infantil 48

Adriana Fernandes Leite de Andrade e Dielli da Silva Campagnuci

A importância do brincar na prática pedagógica e a inclusão da ludicidade no cotidiano da escola 51

Ivone José Ivo

A importancia do trabalho neuromotor em escolares deficientes visuais 55

André de Brito Oliveira

A intergeracionalidade na escola para a vida 60

Carla Medeiros de Souza e outros

A interseção da educação física com a educação em saúde – refletindo sobre a abordagem da saúde na escola 63

Viviane Vieira de Freitas

A ludicidade no primeiro segmento do ensino fundamental

67

Antônio Sampaio da Silva Júnior e Ingrid Ferreira Fonseca

A organização espacial escolar e sua influência nas aulas de educação física. 71

Marcelo da Cunha Matos

A prática da corrida de aventura e a formação do professor dentro do contexto de pluralidade cultural proposto pelos parâmetros curriculares nacionais 75

João Paulo de Moraes Leal Parreiras.

A qualificação do profissional que atua com atividade física na educação infantil 77

Patricia Cardoso Rodrigues

A utilização da pedagogia crítico-superadora na educação física fora da escola, o projeto “sou feliz... ensino educação física” 81

Luciana Bernardes Vieira de Rezende e Diogo Hersen Monteiro

A utilização de atividades lúdicas na educação física escolar e a formação da criança 85

Gisely Rodrigues Brouco e João Carlos Carvalho Queiroz

Análise crítica sobre treinamento desportivo na educação física escolar 89

Bruno Vasconcellos Silva e Alinne Ferreira Bastos

Análise da produção do conhecimento no campo da educação física escolar: Brasil e Espanha 91

Carlos Alberto Garcia e outros

As contribuições dos temas transversais e blocos de conteúdos dos pcn’s de educação física nos problemas de saúde pública do Brasil 95

Rodrigo Barbosa e Marcos Almeida

As experiências docentes precoces em educação física 99

Mauro Sérgio da Silva

As representações sociais de alunas sobre sua auto-exclusão nas aulas de educação física do ensino médio 102

Elisângela Borges de Andrade

Aspectos relevantes na abordagem do esporte na educação física escolar 106

Amanda Gils de Sampaio e Camila Castello Branco de Almeida Porto

Atividade física, desenvolvimento intelectual e alfabetização 110

Márcia Regina Santos de Assis e outros

Atividades rítmicas como conteúdos contextualizados, sistematizados e significativos 113

Kátia Monteiro Nardi

Ausência de conhecimento musical na formação do professor de educaçào física 116

Ludmilla Carvalho e outros

Avaliação em educaçao física escolar: Como anda a formação do licenciado? 119

Simone Medeiros de Matos

Brinquedos cantados x alfabetização escolar e formação de professor 122

Victória Conceição Simas Santos

“Cocebagem filosófica”: Funções e significados da “aula livre” na escola “ 125

Cleber Augusto Gonçalves Dias

Construção de materiais didático-curriculares na educação física escolar 129

Camila Silva de Aguiar e outros

Contribuições da revista “Arquivos”:: O papel da educação na educação física na década de 1940 133

Bruno Lima Patrício dos Santos e Ian Anderson de Andrade

Contribuições dos profissionais de educação física na formação de professores da educação básica 137

Tania Marta Costa Nhary

Corporeidade e formação de professores para a educação básica 141

Rosa Malena Carvalho e Andreza Berti

Cultura lúdica na prática da educação física escolar 144

Ailton Bezerra Lima

De 2003 a 2005: o projeto do núcleo de ensino da UNESP-Rio Claro “atletismo se aprende na escola” 148

Sara Quenzer Matthiesen e outros

Desenvolvimento da inteligência emocional nas aulas de educação física escolar

150

Fábio Henrique Ribeiro Tavares e Sissi A. Martins Pereira

Docente e/ou profissional: A identidade do professor de educação física em questão 154

Patrick Penedo Amaral e Adilson Pereira

Educação física e a ordem confusional: De arautos da ordem estabelecida a promotores da diversidade profícua: Os professores de educação física em foco 158

Murilo Mariano Vilaça e Paulo Roberto Monteiro Peres

Educação física escolar: fazer hoje o que for possível hoje 162

Fernando Luiz Seixas Faria de Carvalho

Educação física: Sobre o modo tecnicista de pensar 166

Gilbert Coutinho Costa

Enduro a pé: Uma possibilidade de trabalho transdisciplinar 170

Mauro Sérgio da Silva e Orlandina Peclat Lessa

Esporte, escola e educação física: Impossibilidades democráticas 174

Cleber Augusto Gonçalves Dias e Wecisley Ribeiro do Espírito Santo

Estágio supervisionado escolar/FSV: Em busca de uma ação coletiva em escolas da rede municipal de Vitória/ES 178

Erineusa Maria da Silva e Kefren Calegari dos Santos

Experiências sociais e sociocorporais: Influências na prática pedagógica do professor em início de carreira 182

Valéria da Penha Matedi Bufon

Fatores no cérebro que contribuem na aprendizagem 185

Célio Garcia e Wagner Santos

Formação de professores de educação física: Relato de uma prática, conflitos e desafios 188

Lourival Esperidião da Silva Filho

Formação dos professores de educação física da EEFD para atuação com alunos especiais 192

Debora da Silva Ferreira e outros

Influências da formação em licenciatura na ação docente: um retrato de Volta Redonda

196

Silvio Henrique Vilela e outros

Licenciatura, vocação e mercado de títulos 199

Walmer Monteiro Chaves

Proposta de trabalho para reflexão do determinante social gênero. 203

Benevenuto José Antunes Neto

Metamorfoses no mundo do trabalho: Mediações quanto o papel da educação física escolar 206

Tatiane Carneiro Coimbra

O auxílio do professor na construção do conhecimento em educação física escolar 209

Bernardete Paula C. L. Amaral

O conteúdo atletismo e as possibilidades para trabalhar a questão de gênero e sexualidade nas aulas de educação física para a 5ª série do ensino fundamental 212

Mabel Freire de Oliveira

O descaso com a educação física e o reordenamento no mundo do trabalho 215

Maria Aparecida Bergo Andrade

O ensino da educação física e a formação do educador 219

Maria Fátima Paiva e Márcia S. Damazio

O forjar de um novo trabalho docente em educação física na onda do neoliberalismo 213

Bruno Gawryszewski

O mercado e a “formação docente” em ef: Em nome da “licenciatura plena” 227

Raphael Alves Rapoza e Nathália Braito de Oliveira da Rosa

O paradigma da inclusão na educação física escolar 230

Leonardo Docena Pina

Óbice à formação do professor: O processo de depreciação social do discente de educação física 234

Rafael Guimarães Botelho e Renata Costa de Oliveira

Os jogos cooperativos e a apologia da fraqueza: reflexões nietzscheanas 239

Wecisley Ribeiro do Espírito Santo e outros

Os jogos cooperativos no estágio supervisionado 243

Sérgio Murilo Barbosa e Marcelo Gamardelli

Parâmetros curriculares nacionais e novas competências: #possíveis mediações quanto ao papel da educação física na escola 247

Graziany Penna Dias

Paulo Freire e a educação: uma luta pela libertação dos indivíduos e/ou das classes sociais 250

Leonardo Docena Pina

Pensar, agir e sentir: Uma visão não fragmentada do ensino de educação física 254

Adriana Silva Rocha e outros

Perspectiva ou tendência da educação física escolar 258

Mauricio Barbosa de Paula

Planejamento nas aulas de educação física escolar: Um desafio e / ou necessidade? 261

Darcilene Carvalho da Silva e Eliane de Brito Carneiro

Prática de ensino em educação física: Vivências no colégio de aplicação da UFRJ 263

Marcelo da Cunha Matos e Igor Peçanha Freitas

Professor: A consciência das contradições na educação física escolar 266

Joanna de Ângelis Lima Roberto e Aline de Carvalho Moura

Programa de recepção e qualificação de estagiários: Uma proposta para o clube escolar fundão 269

Antônio Manoel Lima de Holanda e outros

Quem disse que não podia? - Docência de ginástica rítmica no clube escolar – Uma experiência enriquecedora 273

Anamaria Rodrigues da Silva Coutinho

Recreação nas aulas de educação física escolar 276

Francisco Carlos Diamantino Coutinho

Reflexões sobre a teoria pedagógica, considerando a abordagem educacional crítica (emancipatória e superadora), para a educação física escolar de 5° a 8° séries do ensino fundamental 280

João Ferreira Carvalho Junior

Reordenamento do mundo do trabalho e pedagogia das competências: Implicações para a educação física escolar 284

Marcelo Silva dos Santos

Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta: Uma re-significação da prática pedagógica 288

Rodolfo Guimarães Silva

Subjetividades cotidianas na formação do educador 290

Rita de Cassia Miranda Jordão de Almeida

Teatro: Diálogos entre educação física e língua portuguesa 293

Patrícia Fagundes Lima e Teresa Raquel da Silva Gomes

Tendências da pesquisa em educação física na escola: Memórias de licenciatura em foco 296

Rafael Guimarães Botelho e outros

Um estudo sobre a transformação didático-pedagógica do esporte 301

Marcelo Vieira dos Santos e outros

Um levantamento dos jogos e brincadeiras conhecidos e praticados pelos alunos 304

Fernanda do N. Lopes dos Santos e outros

Uma análise sobre alguns aspectos da educação física em escolas particulares a partir do discurso dos professores 308

Bruno Gawryszewski e Marcello Bernardo

PALESTRAS E MESAS REDONDAS

Proposta de ante-projeto da comissão para criação de uma escola de educação física na UFF 312

Waldyr Lins de Castro (Redator da Comissão)

Formação acadêmica e diretrizes curriculares nacionais. Proposta de curso de educação física da Universidade Federal Fluminense 341

Gelta Terezinha Ramos Xavier

Críticas e propostas à formação do licenciado: “O que se discute na Escola de Educação Física e Desportos – 350

Waldyr Mendes Ramos

Implantação do projeto pedagógico dos cursos de licenciatura básica e graduação plena em educação física na UERJ: Proposta de uma filosofia de trabalho. 355

Guilherme Locks Guimarães e outros

Investigando as licenciaturas no Rio de Janeiro 361

Alicia Leite Fernandes

Vivências e algumas propostas 363

Orlando Gomes da Silva

Críticas e propostas à formação do licenciado. O que se discute na Universidade Rural 368

Amparo Villa Cupolillo

Professor de educação física, licenciado e generalista: Vigência da necessidade da formação politécnica e integral 377

Hajime Takeuchi Nozaki

AVALIAÇÃO DO VII EnFEFE

Uma contribuição a avaliação do VIII EnFEFE – 2004 385

...

Baixar como  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »