TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Artigo: Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de pesquisa para fixação de conteúdo

01. Qual a origem do termo Filosofia?

R- A origem do termo filosofia traz consigo dilema dicotômico da ação e do pensamento. Pitágoras foi a quem se atribuiu a criação do termo filosofia (Philosophia) como forma de designar aquele que ainda não alcançou a sabedoria, mas é amigo da sabedoria.

02. Qual a atitude tipicamente filosófica?

R- È a atitude que pensa os fundamentos, que reclama os princípios, que analisa as consequências, que destaca as origens, que resgata as incongruências. Em suma trata-se daquela atitude que absorve pela observação, que demanda especulação, onisciência do fenômeno, e não da ação, ou mesmo decisão. Trata-se de uma atitude tipicamente racional, que por ligações lógicas ,dedutivas, indutivas e dialíticas, estabelece relações e atribui sentidos aos fenômenos analisados.

03. "A Filosofia é uma proposta franca e declaradamente humanista, no sentido de reverter a reflexão a favor do próprio Homem". Em que consiste este entendimento doutrinário?

R- Consiste na capacidade de entendimento do homem que precisa constantemente ser estudado como ser humano, que investiga, analisa a si mesmo, juntamente com suas características, comportamentos e ações sócias perante a sociedade.

04. Quais os principais tipos de conhecimentos humanos? Dê a definição de cada um deles.

R- 1. Senso comum – É formada pelas noções superficiais, gerais e assimétricas sobre o mundo absorvidos pelo homem enquanto interage com o mesmo. É também um conjunto de juízos não aprofundados retirados da experiência cotidiana com as coisas. Pois nem tudo o que intui como correto ou como errado realmente o é.

2. Religião - A fé é uma das manifestações humanas mais precoces na história dos tempos. De fato, nascida com o próprio homem, as manifestações de fé não tardaram a despontar, seja em função do medo, temor, carência de conhecimentos e explicações científicas, da crença, dogmas, seja em função da crença em poderes naturais e sobrenaturais, seja em função da intuição da existência de forças superiores.

3. Técnica – Toda conquista humana vem acompanhada pelo aprimoramento de uma saber- fazer, a técnica representa o meio pelo qual se podem realizar determinadas atividades de interação e adaptação mecânica do homem com o meio que vive.

4. Arte – O senso estético desenvolve-se no homem como uma capacidade de interação simbólica com as coisas e de representação criativa dos objetos (lógicos, simbólicos, imagéticos, concretos).

5. Ciência – Manifestação racional humana que busca causa dos fenômenos para explica-los, coloca prova do raciocínio e da testabilidade empírica as hipóteses formuladas para explicar os fenômenos que circundam a humanidade. Depositando no método sua capacidade de se distanciar da mera opinião pessoal.

6.Filosofia – Como atividade do pensamento, a especulação distingue-se da mera observação passiva, da mera contemplação admirativa, uma vez que postula, procura as causas primeiras, explica, critica, favorecendo a liberdade humana de pensar, a filosofia aparece como uma forma de busca racional para as questões que a própria ciência se julga imponente para responder. A filosofia pode racionalmente avançar, sem recair necessariamente nos domínios da crença e da fé religiosa. Seus objetivos são amplos universais e infinitos.

05. Qual a principal subdivisão do conhecimento filosófico?

R-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com