TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Trabalho Universitário: Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2013  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 4

1) Como você estudou no livro didático, a Filosofia é um tipo de conhecimento radical, racional, indagador, reflexivo, crítico, que procura compreender a totalidade e que tem entre seus objetos de estudo:

o “ser” (considerado como as coisas que existem em nosso mundo, inclusive o próprio homem);

o “conhecimento” (que o próprio homem produz).

No seu cotidiano, certamente você já ouviu algumas destas expressões abaixo. Observe:

O técnico de futebol - Bem, a filosofia do nosso time é a seguinte...

Uma pessoa qualquer - Cada um tem a sua filosofia de vida...

Um político - Quero agora falar da filosofia do meu partido...

Pergunta: você vê semelhanças ou diferenças entre o conceito de Filosofia estudado no livro didático e as expressões populares relativas à filosofia descritas acima? Explique.

Desenvolva sua resposta em no mínimo 5 e máximo de 10 linhas. (peso 5,0 pontos)

Resposta da Questão 1

Podemos perceber diferenças entre o conceito de Filosofia estudado no livro didático e as expressões populares relativas à filosofia descritas acima, na medida em que como pudemos verificar, no livro, o conceito de Filosofia diz respeito ao sentido primordial da Filosofia, que seria uma procura pelo saber, um amor à sabedoria, assim, como os saberes conseqüentes desta busca. O livro trás, também, um conceito de Filosofia contextualizado em função da atividade primordial do primeiro filósofo, Tales de Mileto: a Filosofia é uma procura racional por respostas, ao se considerar a totalidade dos seres, considerando o princípio da causalidade como um guia fundamental para a investigação. E como no próprio enunciado diz, a Filosofia é um tipo de conhecimento radical, racional, indagador, reflexivo, crítico, que procura compreender a totalidade e que tem entre seus objetos de estudo: o “ser” e o “conhecimento”

E nas expressões populares relativas à filosofia descritas nos exemplos acima, verificamos que a palavra filosofia tem uma acepção popular, ou seja, tem um significado parecido com “modo de pensar”, por exemplo: Um político - Quero agora falar da filosofia do meu partido ou Quero agora falar do modo de pensar do meu partido. Em nada fazendo referência à Filosofia como concepção da vida e do mundo.

2) A ética de Sócrates convoca-nos para uma reflexão sistemática e racional sobre a moral, ao sugerir que cada um investigue o que é a virtude, considerando a própria consciência e autonomia humana. Mas, será que todos os homens refletem sobre os atos morais que praticam?

Desenvolva uma breve dissertação (mínimo de 10 linhas e máximo de 15 linhas) em que você, na introdução, contextualize a importância da reflexão sobre os comportamentos morais que são praticados.

No desenvolvimento, reflita sobre a sua condição moral e racional, enquanto ser humano. Considere, para tanto, a tese de Sócrates: “Conhece a ti mesmo” como fundamento para esta reflexão. Ainda, defenda a idéia de que você pode ser virtuoso desde que, constantemente, reflita sobre os atos morais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com