TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Trabalho Escolar: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  2.256 Visualizações

Página 1 de 4

Filosofia e Ética

O Nascimento da Filosofia

O nascimento da filosofia (VII aC e VI aC) se deu através da compreensão do mundo a parti de fundamentos baseados na racionalidade, na lógica, e não em mitos.

Com o primeiro filosofo Tales de Mileto que formulou um pensamento mais sistemático fundado em bases racionais. Tales inaugurou na filosofia a corrente dos pensadores ‘’físicos’’: filósofos que buscavam entender e explicar a origem da physis, palavra grega traduzida como natureza, mas cujo significado engloba também a ideia de origem, movimento e transformações de todas as coisas.

Com o surgimento da filosofia nasceram alguns problemas que durante séculos vem ocupando os historiadores da filosofia: A filosofia nasceu por si mesma ou dependeu da contribuição da sabedoria oriental?

Os gregos, diziam eles, povos de comerciantes e navegantes descobriam, por meio das viagens, a agrimensura dos egípcios, a astrologia dos caldeus e dos babilônios, as genealogias dos persas, os mistérios religiosos orientais referentes aos rituais de purificação da alma, etc. A filosofia teria nascido pelas transformações que os gregos impuseram a esses conhecimentos. (CHAUI, 2010, p.33)

Os defensores desse pensamento como os primeiros Padres da Igreja, pensadores judaicos etc, diziam que a filosofia grega era uma forma superior ou mais elevada do pensamento e da moral. Mostravam que os filósofos gregos estavam filiados as correntes de pensamento místico e oriental.

Surgia ai, a ruptura da visão mítica e religiosa do mundo para uma interpretação racional e humana e a fonte da Filosofia no Oriente. Dessa ruptura nasce o termo os gregos do milagre ou "o milagre grego".

Bem, por milagre podemos entender algo totalmente sobrenatural, fora do comum. Se considerarmos a filosofia como um milagre grego, certamente ela não teve um início em outras terras e sim nas terras gregas.

Nem Oriental, nem Milagre

Estudos históricos, arqueológicos, linguísticos, literários e artísticos corrigiram os exageros das duas teses, isto é, tanto a redução da filosofia a sua origem oriental, quanto o ‘’milagre grego’’.

Poetas encontraram nos mitos, elementos para elaborar a mitologia que depois seria transformada racionalmente pelos filósofos. Os gregos imprimiram mudanças tão profundas no que receberam do Oriente, tais dessas mudanças podemos mencionar quatro que nos darão uma ideia da originalidade grega: com relação aos mitos, aos conhecimentos, á organização social e politica, e ao pensamento.

Mito e filosofia

Mito é uma estória criada para explicar a origem de alguma coisa, teve sua criação na Grécia. Essa narrativa é considerada verdadeira pelos ouvintes, dando credibilidade e autoridade a quem narra. Quem narra o mito é chamado de poeta-rapsodo, dito ser um escolhido dos deuses, que o mostra em visão como ocorreu no passado a origem de todos os seres e coisas, e por ser uma revelação divina, o mito é considerado sagrado, sendo assim incontestável e inquestionável.

O mito pode ser narrado de três maneiras principais:

• Encontrando o pai e a mãe das coisas e dos seres, pois tudo que existe decorre de relações sexuais entre forças divinas pessoais, por exemplo: semideuses + semi-humanos = titãs; deuses + humanos = heróis, sendo assim uma genealogia, seres que descendem de seus pais ou antepassados, diz-se que são cosmogonias e teogonias.

• Encontrando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com