TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Pitágoras (571-496 a.C.)

Tese: Filosofia Pitágoras (571-496 a.C.). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  Tese  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

Pitágoras (571-496 a.C.))

Pitágoras era matemático e místico. Nasceu provavelmente em Samos, uma ilha do litiral jônico, embora tenha passado a maior parte da sua vida em Cróton, sul da Itália. Nesta cidade, fundou e liderou uma comunidade de sábios que foram seus discípulos. O modo de vida desta comunidade pitagórica envolvia discrição e sigilo de suas práticas. A despeito disto, muita das informações conhecidas sobre os pitagóricos são provenientes exatamente de relatos referentes às seus feitos e discursos. A precisão sobre estes relatos é questionável, mas um deles brilha como um raio de luz através das nuvens. Trata-se de um registro de Dicearco, discípulo de Aristóteles, que escreveu: 'O que [Pitágoras] ensinava aos seus pares ninguém pode dizer com certeza, por eles observarem um silência incomum [a este respeito]. Seu conceito mais universalmente aceito, entretanto, é aquele pelo qual a alma é imortal, então migrando para [o corpo] de outras criaturas vivas. Acrescente-se que, depois de certo período, o que aconteceu uma vez acontece novamente e nada é absolutamente novo, sendo que cada um deveria considerar todas as coisas animadas como sendo a ele aparentadas'.Pitágoras (571-496 a.C.))

Pitágoras era matemático e místico. Nasceu provavelmente em Samos, uma ilha do litiral jônico, embora tenha passado a maior parte da sua vida em Cróton, sul da Itália. Nesta cidade, fundou e liderou uma comunidade de sábios que foram seus discípulos. O modo de vida desta comunidade pitagórica envolvia discrição e sigilo de suas práticas. A despeito disto, muita das informações conhecidas sobre os pitagóricos são provenientes exatamente de relatos referentes às seus feitos e discursos. A precisão sobre estes relatos é questionável, mas um deles brilha como um raio de luz através das nuvens. Trata-se de um registro de Dicearco, discípulo de Aristóteles, que escreveu: 'O que [Pitágoras] ensinava aos seus pares ninguém pode dizer com certeza, por eles observarem um silência incomum [a este respeito]. Seu conceito mais universalmente aceito, entretanto, é aquele pelo qual a alma é imortal, então migrando para [o corpo] de outras criaturas vivas. Acrescente-se que, depois de certo período, o que aconteceu uma vez acontece novamente e nada é absolutamente novo, sendo que cada um deveria considerar todas as coisas animadas como sendo a ele aparentadas'.

Pitágoras (571-496 a.C.))

Pitágoras era matemático e místico. Nasceu provavelmente em Samos, uma ilha do litiral jônico, embora tenha passado a maior parte da sua vida em Cróton, sul da Itália. Nesta cidade, fundou e liderou uma comunidade de sábios que foram seus discípulos. O modo de vida desta comunidade pitagórica envolvia discrição e sigilo de suas práticas. A despeito disto, muita das informações conhecidas sobre os pitagóricos são provenientes exatamente de relatos referentes às seus feitos e discursos. A precisão sobre estes relatos é questionável, mas um deles brilha como um raio de luz através das nuvens. Trata-se de um registro de Dicearco, discípulo de Aristóteles, que escreveu: 'O que [Pitágoras] ensinava aos seus pares ninguém pode dizer com certeza, por eles observarem um silência incomum [a este respeito]. Seu conceito mais universalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com