TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Aristóteles

Seminário: Filosofia Aristóteles. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  Seminário  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 5

1- Mesmo tendo sido aluno de Platão, Aristóteles fundamenta outras formas de pensar, tomando direções diferente de seu mestre, ele critica o dualismo de Platão, encontra falhas em suas teorias. Aristóteles não vê a necessidade da separação do inteligível e do sensível, ele acredita que um complementa o outro, não com Platão que além de fazer separação não consegue sustentar a teoria e deixa o problema da dualidade no ar.

 

 

3- Para Aristóteles, a realidade e metafisica são como se tudo se originasse de uma mesma substancia, uma energia, que assumia formas de acordo como a imaginamos. O real é energia em sua forma, e toda substancia se origina de uma substancia unica e perfeita. O real consiste em em individuos concretos que através da experiencia de sentidos, cria a forma, que é o que a materia de transforma.

5- Para Aristóteles o processo do conhecimento consiste em percepção do sentidos, memória, experiencia e sabedoria. O homem que aprende pela arte é aquele que possui pratica, nem sempre tem consciência do motivo da ação mas sabe que deve ser realizada, já aquele que aprende pela ciência sabe os “porquês” da ação, sabe como deve ser feito e seu efeito após o ato, porém aquele que age pela experiência não distingue individualidade, pois para toda situação de memória semelhante terá a mesma ação, já o indivíduo que age pela ciência nem sempre terá o sucesso, pois possui o conhecimento, sabe o motivo e sabe o que dará o melhor resultado mas nem sempre sabe a forma de agir.

Para Platão o processo do conhecimento humano não deriva da memória dos sentidos, para ele o conhecimento provem de uma recordação da verdade já existente, ele acredita que cada um enxerga a realidade de uma forma, por isso não promove o conhecimento pela memória dos sentidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com