TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia. Críton, de autoria de Platão

Tese: Filosofia. Críton, de autoria de Platão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  Tese  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 3

2. Leia o texto Críton, de autoria de Platão, disponível em<http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/criton.pdf>. Texto que também foi abordado

Em seguida, com base nesse texto e nos capítulos 1 e 2 de nosso livro didático, responda as seguintes perguntas:

a) o homem pode viver moralmente mesmo que esteja isolado de uma sociedade?

b) O indivíduo não é capaz de modificar os padrões morais da sociedade de que faz parte, pois essa determina desde o início da vida do indivíduo os valores que esse deve entender como corretos?

c) Os instintos existentes no homem são tão fortes que o impedem de agir com base em conteúdos racionalmente analisados e entendidos como corretos sempre que seu bem-estar físico está em perigo?

d) Quando sofremos uma ação que vai contra nossos anseios, a nossa ação em resposta a isso está sempre eticamente correta se conseguirmos retribuir com esta as mesmas consequências que sofremos com a ação que foi contra nossos anseios?

Responda essas perguntas num único texto, o qual deve ter entre 15 a 30 linhas, e não deixe de apresentar trechos do referido texto de Platão e do nosso livro didático que atestam as suas conclusões para essas perguntas.

Também não deixe de seguir as normas da ABNT nas suas citações do texto de Platão.

O homem não pode viver moralmente isolado da sociedade, pois a moral está pautada em valores, no certo e no errado, e isto se aplica nas relações interpessoais, “já que a moral tem validade intersubjetiva, ou seja, apesar da moral partir do indivíduo para ser estabelecida, precisa valer não só para este, mas para a sociedade a que pertence.” (Livro didático Que é ética – UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, pág. 14 – segundo parágrafo)

Os discursos democráticos em geral fortalecem os modelos da moral da sociedade. Assim sendo, o indivíduo fica praticamente impossibilitado de mudar as formas estabelecidas; há, portanto, que se questionar, senão todos, alguns ditos valores, que por verdade foram admitidos em nosso meio, mas não produzem o fruto a que se propõe. Facticidade e validade traz à tona uma reflexão sadia dos nossos padrões e até por que não, a possibilidade de reformulá-los.

O homem é um ser complexo, e no exercício de suas faculdades mentais, pode colocar em voga valores admitidos e aprendidos durante toda a sua vida. Estes valores têm normalmente o poder de guiá-lo num padrão, num modus operandi, por assim dizer. No entanto, considerando o racionalismo, “cabe-lhe a responsabilidade por agir de modo a considerar esse dado em suas decisões morais....cabe à liberdade tomar posição diante das situações que exigem escolhas valorativas – do tipo certo ou errado – e tomar essa posição, escolher com base num princípio ético.” (e não confortável)* (Livro didático Que é ética – UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, pág. 20 – quinto e sétimo parágrafos)

* grifo e acréscimo meus.

O indivíduo age com ética e faz uso da virtude quando responde positivamente às contrariedades, pois a violação de um direito não deve ser inspiração para se violar também.

3.Considerando o que estudamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com