TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Da Arte Ou Estetica

Trabalho Universitário: Filosofia Da Arte Ou Estetica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2013  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  1.241 Visualizações

Página 1 de 3

Filosofia da Arte ou Estética

O que é estética : Estética é um ramo da filosofia que tem por objeto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. . Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como: as diferentes formas de arte e da técnica artística. A estética era estudada fundida com a lógica e a ética, o belo, o bom e o verdadeiro formavam uma unidade com a obra. A essência do belo seria alcançada identificando-o com o bom, tendo em conta os valores morais.

As origem da Estética

As principais investigações que a filosofia fez sobre a estética foi a muito tempo na Grécia antiga, com os filósofos Platão e Aristóteles cada um apresentou uma tese diferente com relação a arte e o artista. Na antiguidade Especialmente com Platão, Aristóteles e Plotino - a estética era estudada fundida com a lógica e a ética. A origem da palavra estética vem do grego atiteis e significa, todo o conhecimento aderido a partir dos sentidos. Na Idade Média surgiu a intenção de estudar a estética independente de outros ramos filosóficos. a estética iniciou-se como teoria que se tornava ciência normativa às custas da lógica e da moral - os valores humanos fundamentais: o verdadeiro, o bom, o belo. Centrava em certo tipo de julgamento de valor que enunciaria as normas gerais do belo (ver cânone estético); A ideia de obra de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes. Por outro lado, a estética também pode ocupar-se do sublime, ou da privação da beleza, ou seja, o que pode ser considerado feio, ou até mesmo ridículo.

A estética em Platão

Para Platão, a arte era a pior das manifestações do ser humano e o artista, o pior das pro ficções. Como Platão explicava isso? Platão acreditava na existência de dois mundos ,o mudo Real e o mundo das ideias. O mudo real e o que vivemos, e era uma copia imperfeita do mundo das ideias. Como o artista procura copiar o mundo real, que já e uma copia imperfeita do mundo das ideias a obra de arte nada cria de novo apenas produz uma copia de outra copia, que e a representação do mundo das ideias.

A estética em Aristóteles

Aristóteles discordava de Platão quando ele fala que a arte é apenas imitação da natureza. Para Aristóteles a arte não e apenas imitação mas criação, dessa forma, Aristóteles resgata a arte e o artista, porque ele entende a arte como uma realidade criativa e não apenas repetidora mas era realidade. Portanto para Aristoteliza arte transforma a realidade e não simplesmente e uma imitação do mundo o real.

O Que é Arte: A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Atualmente alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista precisa da arte e da técnica para se comunicar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com