TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Da Ciência

Exames: Filosofia Da Ciência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. 10. ed. São Paulo: Loyola, 2005. In: Cap. 06: Pescadores e Anzóis.

Rubem A. Alves, nasceu em Boa Esperança Minas Gerais no ano 1933, passou toda sua infância no Rio Janeiro, e cursou teologia no Seminário Presbiteriano de Campinas, voltando, logo após, para a cidade de Lavras em Minas Gerais, onde se dedicou a vida de pastor. Em 1963, Rubem vai para Nova York nos Estados Unidos fazer mestrado em teologia, ao voltar de sua jornada estudantil, foi martirizado pelo Regime Militar, e em virtude disso, no ano 1968 retorna aos Estados Unidos para fazer doutorado também em teologia, no Seminário Teológico de Pinceton. Na década de 70 (setenta), lecionou filosofia educacional na Unicamp (Universidade de Campinas), chegando até a ocupar cargos de destaque dentro de própria instituição. Dez anos depois, na década de 80 (oitenta), gradua-se em psicanálise pela Sociedade Paulista de Psicanálise, passando, então, a escrever inúmeras obras sobre o comportamento humano na sociedade. Teólogo, psicanalista, educador e escritor, produziu inúmeras obras, como por exemplo: “O que é religião”?, “A volta do pássaro encantado”, “Variações sobre a vida e a morte”, “Filosofia da Ciência”, etc. Encerrada sua carreira, Rubem decidiu dedicar-se ao setor de restaurantes, devido ao seu amor pela gastronomia, contudo, esse espaço não era usado somente como restaurante, mas sim como uma espécie de “espaço cultural”.

No referido capítulo, “Anzóis e Pescadores”, de seu livro “Filosofia da Ciência: Introdução ao Jogo e suas Regras”, o autor compara os cientistas aos pescadores, aduzindo que os mesmos se assemelham no que toca aos métodos utilizados em seus respectivos exercícios profissionais. O pescador utiliza as redes para pegar os peixes, ou seja, as redes são um dos instrumentos utilizados para a realização de uma boa pescaria, além dos anzóis, no qual o seu manuseio requer certas habilidades. Do mesmo modo são os cientistas, que também por meio de “redes”, isto é, ligamentos feitos de palavras, e não de fios como as dos pescadores, realizam suas pesquisas e constatações sobre o determinado assunto a ser pesquisado. O que faz a diferença são a experiência e o conhecimento da atividade realizada, e não simplesmente o instrumento utilizado, o instrumento nem sempre identifica o bom profissional. Como por exemplo, um verdadeiro caçador, ainda que esteja sem uma arma propriamente dita, através de seu conhecimento e experiência, consegue apanhar sua caça, sem nenhuma dificuldade, com qualquer item eu esteja disponível no momento da ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com