TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Da Educaçao

Ensaios: Filosofia Da Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  5.478 Palavras (22 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 22

Centro Universitário de Educação a Distância - Polo Vitória – ES

Curso: Pedagogia – Licenciatura 2ºSérie 1º Bimestre

Fundamentos Filosóficos da Educação

Tutor a distancia: Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes.

Vitória/ ES 24 de Setembro de 2013

Introdução

Neste trabalho veremos sobre a filosofia, que é um estudo ligado ao saber humano ele utiliza a razão para buscar suas respostas aprenderemos também que a Filosofia está no nosso dia-a-dia.

Desenvolvimento

- A importância da Filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação da disciplina no currículo escolar.

- Desempenho dos estudantes no ENEM nas escolas públicas e particulares..

- A indústria cultural nas políticas públicas de educação

- relacionando a teoria de Pierre Bourdieu com o sistema educacional no Brasil

- Conclusão

- Bibliografia

A importância da Filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação da disciplina no currículo escolar.

Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados a existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e a linguagem. Filosofia é uma palavra grega, que significa "amor à sabedoria". Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, é movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade. A filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé e sim na razão. Relatório Final A Filosofia está presente no dia a dia humano mesmo que não se perceba. A filosofia distingue-se de disciplinas como a história ou a física por apresentar poucos resultados consensuais, a maioria dos problemas centrais da filosofia continua em aberto, isto é,não há respostas amplamente consensuais. A filosofia é uma disciplina que lida com problemas que ninguém sabe resolver. Em todas as disciplinas há problemas mas no caso da filosofia temos muitíssimos problemas centrais, isso não significa que não há resultados.Afirmar que a filosofia é uma disciplina sem resultados substanciais consensuais, é uma forma denegrir a disciplina, é importante declarar que a falta de resultados da filosofia não diminui o seu valor cognitivo ou social, a sua seriedade acadêmica ou escolar, ou a sua importância existencial. As instituições de ensino apresentam aos estudantes resultados que possam ser compreendidos e dominados com eficiência. Ao estudante cabe compreender os resultados da sua disciplina, e saber aplicá-los em uma profissão associada.

Desempenho dos estudantes no ENEM nas escolas públicas e particulares.

As perspectivas para a educação no Século XXI são otimistas. A práxis que transforma visa o futuro nos faz pensar sobre a necessidade de superar a lógica, realmente é necessário voltarmos à uma educação para um outro mundo possível, uma educação para a sustentabilidade,e é claro que para mudar a educação no mundo em que vivemos devemos mudar também as pessoas que vive nele pois, sem a conscientização de todos não dá para ter nenhuma mudança.Para que as pespectivas para a educação de certo depende de todos nós , Pois, educar para um novo mundo é transmitir uma educação consciente. A educação hoje está sendo tratada como mera mercadoria,nos considerando apenas consumidores,somente uma educação emancipadora inverterá esse papel. Devemos formar pessoas críticas e não pessoas que servirão apenas para a mão de obra, no mercado de trabalho ,e isto se encaixa tanto na educação formal quanto na não formal.

O ENEM (exame nacional do ensino médio)é um exemplo de que as escolas estão focadas apenas no mercado de trabalho.Alguns dados divulgados apontam que as escolas privadas lideram,isto é estão no topo ,isto acontece porque a qualidade de ensino nessas escolas são superiores aos oferecidos pelas escolas públicas O Enem foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar a qualidade da educação no ensino médio,mas quando as universidades começaram a adotar as notas em seus processos seletivos, ele ganhou mais importância, as escolas passaram a preparar melhor seus alunos.As particulares por ter mais recursos saíram na frente investindo para ter o melhor resultado. Podemos perceber que as instituições privadas estão bem preparadas ,e por esse motivo elas lideram o Ranking,e isto não surpeende pois, elas trabalham almejando as melhores universidades, já as públicas ainda mostram muitas dificuldades em preparar seus alunos, As escolas privadas tem outros motivos para prepararem bem os seus alunos para o Enem é o mercado, se o resultado for bom, mais alunos serão matriculados focando apenas a rentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com