TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Da Educação

Dissertações: Filosofia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

A INDÚSTRIA CULTURAL INVADE A ESCOLA BRASILEIRA

As novas tecnologias podem revitalizar a função do professor.

O papel de transmissão do poder é modificado. Ele agora é o organizador, é o mediador da aprendizagem.

O professor é sistematizado e crítico, portanto o professor também deve ser um filósofo desse saber, desta educação.

E mais do que isso é preciso perceber que a escola deverá superar o império das máquinas. As tecnologias são uma ferramenta apenas, são um instrumento, mas o protagonista é o sujeito, o educador e o educando.

Na educação precisamos aliar técnica e também humanização, se não acontecer esta relação alguma falha nós teremos no processo educacional.

Portanto o papel do professor e do aluno é transformado, professor e aluno agora estarão em constante relação.

As novas tecnologias revitalizam a função do professor. O professor é aquele que agora não vai deter todo o conhecimento, ele não será aquele que inaugura o saber e transmite o conhecimento ou a informação, mas ele tem o desafio de receber sujeitos, alunos já detêm um grande numero de informações. Portanto o professor é aquele que organiza a aprendizagem, e nesse processo de organizar a aprendizagem é fundamental que ele pense em metodologias seguras, atraentes, que atraiam o sujeito para o conhecimento porque o professor é o mediador entre o sujeito, o mundo, a ciência e as tecnologias e o conhecimento que precisa ser construído, as competências e habilidades que precisam ser desenvolvidas.

A escola do século XXI precisa vencer o império das máquinas, a escola do século XXI não pode produzir sujeitos ou ela mesma ser escrava da tecnologia, ser escrava das máquinas e pensar que apenas as máquinas e tecnologias já são suficientes para que nós tenhamos metodologias enriquecedoras de aprendizagem.

As máquinas e as tecnologias são instrumentos, são ferramentas, mas elas em si mesmas, não são as protagonistas do ensino e da aprendizagem, elas são ferramentas que podem ser utilizadas para que o ensino e a aprendizagem sejam cada vez mais dinâmicos e atraentes e produzam os seus frutos.

No entanto para que essas máquinas, essas tecnologias e a ciência sejam bem utilizadas, é necessária uma infra-estrutura educacional de qualidade e são necessárias metodologias críticas, pensadas, conscientes de ensino e de aprendizagem.

Portanto quem é o centro no século XXI? O sujeito.

As máquinas, os computadores, as tecnologias, não substituíram e não substituem os sujeitos. Nós somos o centro do processo de ensino e aprendizagem, toda a ciência, toda a tecnologia são mediadoras.

Portanto o papel do professor e do aluno é de serem filósofos, de serem pensantes, e mais do que isso, acreditaram no processo educacional e desenvolveram esse processo educacional com bastante qualidade, motivação e curiosidade.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »