TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Da Educação

Artigos Científicos: Filosofia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  2.921 Palavras (12 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância da filosofia dentro da educação, e principalmente fazer com que nós acadêmicos na área, possamos entender a necessidade desta disciplina dentro do âmbito escolar, e tentar assim mostrar o quanto é necessário entender o verdadeiro significado do Amor a Sabedoria.

A Natureza da Filosofia e seu Ensino

Escultura “O pensador”

A escultura de Auguste Rodin “O Pensador” (francês: Le Penseur) é a representação clássica de um homem aprofundado em seus pensamentos, deixando transparecer a força interna do conflito do pensamento e da matéria, demonstrando a força e a fragilidade do ser humano. A representação da obra transmite: a busca pela solução de um problema.

Originalmente chamado de O Poeta, a peça era parte de uma comissão do Museu de Arte Decorativa em Paris. O Pensador originalmente queria representar Dante em frente aos Portões do Inferno, ponderando seu grande poema. A escultura está nua porque Rodin queria uma figura heróica para representar o pensamento, assim como a poesia.

A Filosofia surgiu quando alguns gregos admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos naturais e as coisas da natureza podem ser conhecidas pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma. Eles deram-se conta de que a verdade do mundo e dos seres humanos não era algo secreto e misterioso, que só pudesse ser revelado a poucos escolhidos, mas poderia ser conhecido por todos através do pensar e podendo ser transmitido e ensinado a todos.

O significado de Filosofia é amor à sabedoria: Filos é amor, amizade. Sophia é sabedoria. A Filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema de aprendizagem já completa, a filosofia é o que pergunta, o que questiona e que tenta chegar a outros aspectos, do que já foi dito, estudado, e talvez até mesmo comprovado. Sendo assim podemos dizer que o texto tem uma grande semelhança com a escultura, pois através da arte de saber ou ensinar, de “refletir” podemos chegar a variadas formas de entender assuntos muitas vezes já encerrados, trazendo novas duvidas ou novas idéias, a serem debatidas, discutidas e até mesmo criticadas. Então podemos afirmar que filosofia é a arte de expressar nossas idéias e pensamentos. Estudar a filosofia não é nada fácil é como acreditar em Deus ou não, como porque nós pensamos e sentimos dor, porque os animais são irracionais, ou porque acreditar na ciência.

Filosofia estuda a vida, a ciência, estuda o que já se sabe, estudar a filosofia não é filosofar.

Como lidar com tantas diversidades de teorias defendidas pelos filósofos. A filosofia não é história ou física como muitos de nós pensamos ou achamos ela esta mais próxima da matemática porque resolve problemas que podem ser resolvidos e também a quem acha que ela esta mais perto da alma porque estuda o que nós sentimos, comportamento humano por outro lado estuda a ciência por ter teorias concretas cientificas mas também mostra o lado contrario que não se explica mesmo tendo a ciência resultados importantes .

Para tentar resolver os problemas a filosofia; os filósofos apresentam teorias ou chamam também de teses podemos usar qualquer termo; teoria ou tese, importante é saber que estamos a falar das idéias que os filósofos defendem.

Filosofia levanta obstáculos sérios ao seu ensino, mas também como já foi mencionada teoria ou teses importantes que fazem com que nós compreendemos tudo com muito mais clareza.

Os filósofos defendem teorias importantes como, por exemplo, lidar e compreender as crianças; muitos deles estudaram e se dedicaram exclusivamente as elas para saber cada ciclo e fases, dês do nascimento até a idade adulta. E essas pesquisas são tão conceituadas e concretas que até nos dias de hoje vem sendo anexadas dentro do universo da educação. Com isso podemos perceber a importância de trazer a filosofia para dentro da escola.

Moacir Gadotti - Novas Perspectivas para a educação no Século XXI.

A Práxis transformadora e a futuridade histórica

Como uma sociedade pode comportar duas realidades tão diferentes: A práxis transformadora visando à futuridade histórica nos leva a refletir sobre a necessidade de superar a lógica desumanizadora que tem no individualismo, na competitividade e no lucro seus fundamentos. No século XXI, numa sociedade que utiliza cada vez mais as tecnologias da informação, a educação tem um papel decisivo na criação de outros mundos possíveis, mais justos produtivos e sustentáveis para todos e todas. Mudar o mundo sem tomar o poder, educar para outro mundo possível é educar para dissolver o poder, para democratizá-lo radicalmente, devemos superar as relações de poder e conhecimento mútuo da dignidade de cada pessoa. O neoliberalismo concebe a educação como uma mercadoria, reduzindo nossas identidades às de meros consumidores, desprezando o espaço público e a dimensão humanista da educação. Opondo-se a esse paradigma, a educação para outro mundo possível respeita e convive com a diferença, promovendo a intertransculturalidade. A mercantilização da educação é um dos desafios mais decisivos da história atual, porque ela sobre valoriza o econômico em detrimento do humano. Só uma educação emancipada poderá inverter essa lógica, através da formação para superar a lógica desumanizadora do capital, que tem no individualismo e no lucro seus fundamentos, é educar para transformar radicalmente o modelo econômico e político atual. É educar para viver em rede, ser capaz de comunicar e agir em comum; é educar para produzir formas de produção e reprodução da existência humana, educar para a autodeterminação. A diversidade é a característica fundamental da humanidade. Por isso não pode haver um único modo de reproduzir nossa existência no planeta. O que há de comum é diversidade humana. Os educadores não devem dirigir-se apenas a alunos ou educando, mas aos habitantes do planeta, considerando-os a todos e a todas como cidadãos da mesma mátria. É educar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com