TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Da Educação

Casos: Filosofia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  2.005 Palavras (9 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 9

ATPS

Fundamentos Filosóficos da Educação

Pedagogia 2ª Série

Limeira – 2013

Etapa 3

A Mulher

A mulher não para de trabalhar. Ao levantar faz sua oração de fé; Cedo levanta, prepara o café; Prepara o lanche da criança; Lava louça, enxuga louça; Prepara o almoço; Planeja a sua agenda; Sai para o trabalho. Não há distinção entre as mulheres. Não importa a raça ou a cor são sempre belas. A mulher é um ser sensível: Emociona-se; Apaixona-se; Ama, chora, sente e ora. A mulher é mãe: Acalenta seu filho; Põe o bebê para dormir; Brinca com a filha ou filho; Faz a criança sorrir; Canta uma canção de ninar; Ensina a criança a andar; E orienta na tarefa escolar. A mulher é esposa: Organiza a família; Promove a harmonia; Planeja o seu dia-a-dia. A mulher é profissional: É escritora, médica; Cantora, professora; Lavradora, administradora; Motorista, balconista. A mulher é capaz e sabe o que faz. A mulher ao longo dos anos tarefas acumulou. Venceu muitas batalhas; Sua vida em muitos aspectos melhorou. A mulher tem o dom de ser: Conciliadora, instrutora; Encantadora; Elegante, atraente. A mulher brasileira é: É forte, é brava. É guerreira. A mulher é um ser especial: É bela, maquiada ou natural. É criativa, decidida e ativa. A mulher tem talento. Faz na família o orçamento; Marca presença no parlamento. A mulher está presente em todos os setores. Merece destaque no cenário político municipal, estadual, federal e, especialmente, em âmbito nacional.

Marinalva da Silva Almada

Mulheres e suas virtudes

As mulheres no geral tem um papel muito importante na sociedade; dessa forma esse papel se destaca em todas as áreas existentes.

• No Brasil as primeiras “creches” existentes estavam vinculados a casas de caridades, e as pessoas propostas a cuidar das crianças que ficavam nas creches eram mulheres, pois segundo pessoas instruídas e importantes na época somente as mulheres tinham capacidade de cuidar e educar essas crianças.

• No começo da extensão do magistério para o Brasil e até nos dias atuais o Magistério/Pedagogia tem-se a conciliação de que a Mulher tem o dom para educar o aluno em sala de aula, pois ela é mãe, carinhosa, tem o jeito feminino e a delicadeza que só a mulher pode obter.

• A mulher com seus atributos no geral conseguir atuar na educação em qualquer área. Exemplo disso é a nossa Presidenta Dilma, com o titulo que carrega ela tem acesso a tudo no Brasil, inclusive na educação.

• A própria Presidente Dilma elogiou o trabalho das mulheres na educação. Segunda ela – “As mulheres tem que lutar de igual para igual, arregaçar as mangas e lutar por uma educação melhor, pois as mulheres têm bem mais que capacidade, tem o dom de melhorar as coisas por onde passam”.

• As mulheres têm o pressentimento de quanto algo está para acontecer; exemplo disso é uma mãe com seu filho, ela consegui sentir ou enxergar de longe quando algo vai dar errado em relação a seu filho. Isso é comparado também com a mulher que atua na educação; a mulher tem todos os atributos para dar certo, ela é o complemente de um homem, uma ajudadora que pensa em tudo aquilo que jamais foi imaginado.

A mulher em comparação a todos os aspectos pode- se dizer que é totalmente indispensável para a sociedade em modo geral? O que seria da Educação, politica, religião e tudo mais sem a participação da mulher na sociedade?

Entrevistas

1. Entrevistada.

A primeira pessoa entrevistada é a Professora Elaine Negrini, tem mais de 40 anos de idade e segui como Professora á 20 anos. Atualmente ela tem sua sala de aula na Escola Rafael Afonso Leite, onde permanece o dia todo.

1. Professora Elaine, qual a sua concepção sobre os procedimentos pedagógicos, e a formação docente?

R: Bom, não é surpresa pra ninguém que dormimos em uma proposta sócia construtivista e acordamos na pedagogia histórica- critica. Pra mim que já trago experiência em alfabetização na idade certa, acredito que estou conseguindo dar conta dos conteúdos propostos no planejamento para o ano letivo, basta ver os resultados da minha turma. Por outro lado, há de se considerar que quem esta iniciando deve estar se sentindo meio perdido, pois muitas coisas ficaram a desejar. Acredito que mediante a essa mudança na rede o professor necessita de mais orientação, não dá para deixar que cada escola organize os conteúdos a serem trabalhados, precisamos de um direcionamento mais amplo que venha amenizar nossas angustias.

2. Como você avalia esse procedimento?

R: Acredito pautada na minha experiência que temos que estar aptos para mudanças, que requer muitas leituras, estudos, reflexões, planejamentos para não irmos despreparados para as salas de aula. Oque deixa os educadores mais tranquilos em minha opinião é a liberdade para utilizar métodos que lhe dê segurança. Acredito nos resultados!

3. Como é aplicada a disciplina em sala de aula?

R: Utilizo de muitas leituras para trabalhar os conteúdos com interdisciplinaridade, faço uso de materiais concretos, jogos, pesquisas. (letras móveis, materiais dourado, quadros numéricos, bingos e etc.).

4. Aprendizagem entre os alunos é elaborada de que forma?

R: Quando inicio o trabalho com uma turma realizo a sondagem de palavras do mesmo campo semântico que são ditadas para as crianças na minha mesa, e por ultimo uma frase com o objetivo de me ater ao que a criança já sabe. Procuro direcionar o meu trabalho na preparação das atitudes em cima dos conteúdos que pretendo desenvolver. As crianças são grupos de forma que passam a trocar informações; para que isso aconteça os níveis da escrita são considerados, pois sabemos que a troca de experiências, o conflito entre os pares contribuem positivamente para ampliar a aprendizagem de ambos.

2. Entrevistada

A segunda pessoa entrevistada é a Professora Priscila Rodrigues, ela tem 30 anos e se formou em 2007, na faculdade Einstein de Limeira – SP, e pretende fazer uma pós-graduação em Crianças especiais. Pois só agora ela conseguiu dar inicio em sala de aula; ela prestou concurso publico em 2010 e somente este ano 2013 foi chamada para atuar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com