TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Da Educação

Artigos Científicos: Filosofia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  2.938 Palavras (12 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

O objetivo deste trabalho e refletir, sobre os fundamentos filosóficos que permeiam a Educação Brasileira. Como os filósofos contribuíram com seus estudos sobre o comportamento humano e como entendem a educação, refletir sobre os aspectos que abrangem a Filosofia como ciência e como é difícil implantar a filosofia no currículo escolar.

Entender com que a filosofia pode ajudar a entender a desigualdade social no século XXI, ver a visão de Bourdieu de como a escola encara a desigualdade social, e quais são as atitudes que ela toma para conter isso, e como a indústria cultural influencia na formação do individuo e a interferência na educação contemporânea.

As quatro etapas do trabalho são compreendidas no que vimos acima, como a filosofia e seus principais filósofos contribuíram para a construção da educação, já na etapa final é apresentada a reflexão que conclui o trabalho sobre como esses teóricos nos influenciam para entender como lidar com a educação e difundi-la.

A Natureza da Filosofia e seu Ensino

A famosa escultura de Auguste Rodin “O Pensador” é a representação clássica de um homem imerso em seus pensamentos, deixando transparecer a força interna do conflito do pensamento e da matéria, caracterizando a força e a fragilidade humana.

A representação da obra transmite uma única certeza: a busca pela solução de um problema. Originalmente chamado de O Poeta, a peça era parte de uma comissão do Museu de Arte Decorativa em Paris para criar um portal monumental baseada na divina comédia de Dante Alighieri.

A Filosofia surgiu quando alguns gregos admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começam a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos naturais e as coisas da natureza podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma.

Eles deram-se conta de que a verdade do mundo e dos seres humanos não era algo secreto e misterioso, que só pudesse ser revelada a poucos escolhidos, mas poderia ser conhecida por todos através do pensar e podendo ser transmitido e ensinado a todos.

O significado de Filosofia é amor à sabedoria: Filos é amor, amizade. Sophia é sabedoria. Filos Sophos: amante da sabedoria. O que é sabedoria? “É o conhecimento, mas um conhecimento como concebido por Sócrates, que afirmava” O homem que diz saber, mas não vive de acordo com que sabe, na realidade não sabe”.

A Filosofia é ciência, conhecimento das coisas pelas causas, pelas razões: a saber, como ciência, nos diz que a coisa conhecida não só é assim, como nos aparece, mas tem de ser necessariamente assim. E distingue-se do saber vulgar, da opinião, que nos diz que as coisas conhecidas estão de uma determinada maneira, mas não dá a razão pela qual estão necessariamente assim. Podemos definir a filosofia como a ciência das causas primeiras, para resolver o problema da vida.

Na Educação, a Filosofia desempenha a missão de conduzir o aluno para o senso crítico, para que supere as concepções superficiais sobre os homens, a natureza e a sociedade.

Para que isso ocorra a Filosofia deve ser trabalhada de maneira que estimule o desenvolvimento das reflexões do estudante e lhe ofereça informações sobre o desenvolvimento do pensamento filosófico.

Desta forma o estudante possui a capacidade de analisar e discutir problemas sem aceitar de forma mecânica opiniões alheias. Torna-se, portanto um sujeito com senso crítico, tendo uma curiosidade intelectual e questionamentos para abordar problemas do cotidiano. A Educação quando é voltada para a formação do pensamento crítico, contribui para a liberdade nos diversos aspectos de sua vida.

Como uma sociedade pode comportar duas realidades tão diferenciadas

Nos dias de hoje, temos uma grande preocupação com as formas diversas de ensino, sendo elas certas e erradas, cada qual com seu ponto de vista. Conforme vídeo e texto, a maior dificuldade que a sociedade enfrenta é a desigualdade social que a cada dia só vem crescendo.

A desigualdade social iniciou-se na sociedade com a Revolução Industrial, onde a classe baixa teve que deixar os campos, as mulheres seus lares e as crianças também tiveram que deixar sua infância de lado para ajudar no sustento familiar, ou seja, só aqueles com poder aquisitivo tinham oportunidade de estudar e ter um futuro brilhante. Hoje no século XXI, após varias mudanças ocorridas no decorrer dos anos, e com a chegada da tecnologia e leis em relação a propostas curriculares, infelizmente os jovens não mostram muito interesse em relação aos estudos. A desigualdade existe sim, porém aqueles que têm interesse em aprender e melhorar de vida, o governo abre as portas de incentivo como: escolas técnicas, bolsas para uma Universidade/Faculdade, Enem entre outros.

Uma das grandes mudanças que no nosso ponto de vista beneficiou e também estragou muito nossos jovens em relação aos estudos foi o avanço da tecnologia. A tecnologia chegou para nós em meados dos anos 90, foi um grande avanço em nossa sociedade, mas como nem todos possuíam um computador poucos eram os privilegiados. Após alguns anos várias famílias de classe baixa começaram a se conectar, sendo que os jovens começaram a perder o interesse pelos estudos, dando mais valor a internet, celulares, vídeo games entre outros. Nós professores não podendo fugir da tecnologia, temos que usar a imaginação com nossos alunos e fazerem com que não fiquem todo tempo ociosos, ou seja, apenas em sites de bate papos, então temos que mudar a didática e fazer com que os alunos passem a fazer pesquisas na internet para que em sala de aula possamos debater e assim prender mais atenção deles.

Outro ponto é a diferença da escola técnica para o ensino regular. Conhecendo as escolas, verificamos as diferenças em sala de aula, digo de equipamentos modernos para trabalharmos com os alunos e em uma escola que o ensino é regular, infelizmente não há uma estrutura como tabletes para todos os alunos, ou mesmo outra forma diversificada com tecnologia para diferenciarmos o ensino como em escolas técnicas.

Devemos dar atenção a outro ponto que é a falta da estrutura familiar, que em classes mais baixas (periféricas) os alunos sem nenhuma estrutura muitas vezes acabam abandonando ou mesmo indo até a escola só para ter um diploma, porém o interesse pelos estudos é zero e sabendo que hoje no Estado de São Paulo temos uma cota para reprovação, estes alunos não abandonam a escola, pois ao final do ano terão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com