TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Da Educação

Ensaios: Filosofia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  2.237 Palavras (9 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 9

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

1.Introdução

A Filosofia surgiu, na Grécia Antiga, da insatisfação do homem com as explicações da realidade que as tradições lhe trazia. Estuda os principais problemas relacionados a existência do ser humano. Filósofos da antiguidade como Sócrates, Platão e Aristóteles e outros da atualidade deram e continuam trazendo uma imensa contribuição para a humanidade.

Na Educação o uso da Filosofia é crucial para a formação de um ser pensante e crítico. Este relatório tem o propósito de explorar alguns aspectos filosóficos que contribuíram e continuam contribuindo para a educação.

2.Relação entre a obra o Pensador e o texto a Natureza da Filosofia e seu Ensino

A obra “O Pensador” de Auguste Rodin, relata um homem imerso em seu pensamento, cansado que medita sobre sua vida, nos passando uma aparência de uma rotina cansativa com problemas, dificuldades e obstáculos a serem vencidos, com uma postura de força e a fragilidade humana de alguém que busca uma solução para melhorar a vida.

A Filosofia surgiu quando alguns gregos admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos naturais e as coisas da natureza podem ser conhecidas pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma.

A relação entre eles é que foi através de pensamentos e reflexões sobre os acontecimentos na vida do cotidiano que surgiu a filosofia, quando os gregos ficaram insatisfeitos, espantados e admirados com a realidade através de grandes pensamento e questionamento que é o que a obra o Pensador nos transmite um homem cansado, insatisfeito com as tradições vividas.

A filosofia e seus princípios fundamentais

A filosofia é uma disciplina a priori que se faz pelo pensamento e, é a que mais esta ligada à reflexão e deve estar ao alcance de todo ser humano, todos os cidadãos, de todos os níveis, pois é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, à mente e aos valores morais. Nela nos diferenciamos de pesquisas cientificas, não utilizamos laboratórios, estatísticas, observações telescopias ou microscópicas, por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Essa disciplina é muito ampla e nos mostra novos conhecimentos fazendo com que adquirimos novos pensamentos mas, especificamente o conhecimento que temos através da memória ou percepção. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências de pensamento e outros métodos a priori.

Os princípios fundamentais da Filosofia é o estudo do método dialético marxista, as características da dialética, o estudo do materialismo filosófico marxista e as suas características, a vida espiritual da sociedade, o papel e a importância das ideias na vida social, a formação, a importância e o papel do socialismo científico, o materialismo histórico, as forças produtivas e relações de produção, a lei de correspondência necessária entre as relações de produção e o caráter das forças produtivas, a luta de classes antes do Capitalismo, as contradições da sociedade capitalista, a superestrutura, o socialismo, do socialismo ao comunismo, a teoria materialista do Estado e da Nação.

A importância da Filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo e, suas dificuldades de implementação da disciplina no currículo escolar.

A importância da filosofia na compreensão da sociedade e do mundo é fundamental pois, ela esta relacionada à reflexões, à busca do conhecimento, do questionamento e do pensamento e, é ela que nos leva a pensar e raciocinar em relação a respostas por diversas perguntas que nos fazemos. Isso possibilita o ser humano fazer com que a comunidade tenha uma convivência amigável - racional. O conjunto desses atos é o que podemos chamar de filosofia.

Além disso, a Filosofia como matéria escolar é muito importante para que o aluno tenha um bom entendimento da sociedade tendo um bom desenvolvimento como um ser pensante e questionador, pois estuda o conhecimento e os valores morais de forma crítica.

Como na Filosofia não há métodos formais ou padronizados para alcançar um resultado ou uma solução, sua inserção no currículo escolar é prejudicada.

Disciplinas como história, matemática, biologia e física apresentam métodos, caminhos ou fórmulas para que se possa alcançar uma única resposta correta de uma determinada pergunta.

A escola, por sua vez, tem como uma de suas funções transmitir conteúdos que o aluno possa exercer em uma determinada profissão, algumas escolas trabalham seus conteúdos apenas para que seus alunos sejam aprovados em determinados vestibulares, esquecendo da importância que tem os conhecimentos, pensamentos, questionamentos e reflexões.

3.A Educação no Século XXI

Formar um ser humano pensante, que reflita sobre o mundo em que vive, crítico, que busque uma transformação na sociedade da qual faz parte. Educar para um outro mundo possível, esse é o principal objetivo que se fala no texto de Moacir Gadotti: As novas perspectivas para a educação no século XXI. A Práxis transformadora e a futuridade histórica, com esse título o texto também expõe que, atualmente a educação busca satisfazer as necessidades do capitalismo, formando somente mão de obra qualificada, atendendo o mercado de trabalho que tanto necessita de bons profissionais. Mais até que ponto isso realmente é bom? Precisa-se urgentemente formar cidadãos críticos capazes de gerar mudanças até mesmo na forma em como a educação atua. A mudança do mundo deve começar pela mudança das pessoas, elas devem se dar conta do quanto são importantes no mundo em que vivem, cada um em sua diversidade cultural pode contribuir para algo de bom ao planeta.

Analisando a entrevista de Jacqueline de Blasi, que aborda o desempenho dos estudantes no Enem, nota-se que das 50 escolas que tiveram um bom desempenho 49 eram escolas técnicas. A entrevistada em sua opinião quando perguntada sobre esse dado, atribui esse melhor rendimento devido aos estudantes terem maior envolvimento com as matérias fato de estudarem no ensino normal e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com